Hillary vai ao Senado buscar aprovação como chanceler
colaboração para a Folha Online
Hillary Clinton, nomeada pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, como próxima secretária de Estado, enfrentará nesta terça-feira, em uma audiência no Senado, o ceticismo de alguns republicanos, embora esteja prevista sua confirmação no cargo.
Assim disseram nesta terça-feira fontes legislativas e assessores de Hillary, que irão à sua audiência de confirmação na Comissão de Relações Exteriores do Senado às 9h30 (12h30 em Brasília), presidida por John Kerry, senador democrata e candidato presidencial em 2004.
Quando Kerry abrir a seção do Comitê de Relações Exteriores e receber Clinton em sua audiência de confirmação, ele marcará a ascensão de um novo triunvirato dominando a arena da política internacional, e chamará atenção ao relacionamento de Kerry, Obama e Clinton, diz o jornal "The Washington Post".
| AP |
![]() |
| Barack Obama, Hillary Clinton e John Kerry, os democratas que formarão o novo trio de força das relações exteriores americanas |
Kerry foi o primeiro a colocar Obama em uma posição de destaque ao conceder-lhe o pronunciamento de abertura da Convenção Nacional Democrática em 2004. Com a ação, ele endossou claramente a candidatura de Obama em detrimento da de Clinton bem no início da campanha pela nomeação democrata à candidatura da presidência em 2008.
Obama escolheu, no entanto, a candidata derrotada para o mais alto cargo diplomático - um emprego que Kerry disputou com o apoio de muitos partidários de Obama. Em vez de se juntar ao gabinete de Obama, Kerry se tornou o presidente do Comitê de Relações Exteriores, com a tarefa de trazê-lo de volta a sua antiga proeminência, segundo o "Post".
Agora, parece que os três deixaram o passado para trás, com Kerry e Clinton fazendo discussões preliminares sobre que viagens podem fazer juntos e Obama trabalhando para forjar um relacionamento com Clinton em uma série de ligações telefônicas e encontros regulares desde que ele escolheu-a para o cargo de secretária de Estado em meados de novembro passado.
Segundo seus assessores, Hillary começou a se preparar para a audiência há vários dias, estudando as respostas que dará a perguntas que podem minar sua confirmação no cargo, como as sobre seu marido, Bill Clinton. Os democratas estão tão confiantes que Hillary será confirmada que só programaram um dia de audiências.
Uma vez confirmada no cargo, Hillary seria a terceira mulher a liderar a diplomacia americana, após Madeleine Albright e a atual secretária de Estado, Condoleezza Rice.
Na próxima quarta-feira (14), a mesma comissão terá a audiência de confirmação de Susan Rice como embaixadora dos EUA perante a ONU. Rice e Clinton foram designadas para esses cargos por Obama em novembro passado e, como ocorre com todos os postos do novo Gabinete, requerem a confirmação do Senado.
Os democratas, que chegaram à maioria no Senado após o pleito de 4 de novembro de 2008, querem votar a confirmação de todas, ou quase todas as nomeações para o Gabinete, ainda antes da posse de Obama, no próximo dia 20 de janeiro.
Com Efe
Leia mais notícias sobre a transição nos EUA
- Bispo homossexual realizará uma das cerimônias da posse de Obama
- Bush defende interrogatórios e asfixia simulada contra detidos por terrorismo
Leia mais notícias da editoria de Mundo
- Israel diz que patrulha foi atacada na fronteira com Jordânia
- Israel ataca 60 alvos em Gaza e atinge ao menos 30 militantes do Hamas
- Rússia retoma fornecimento de gás para a Europa pela Ucrânia
Especial
Livraria



All we are saying is give peace a chance
(Tudo o que dizemos é dê uma chance a paz)
All you need is love
( Tudo o que você precisa é de amor)
Love is all you need
(Amor é tudo o que você precisa)
Paul & John ja deram o recado la tras !!!
Sera que o Obama entendeu e vai por em pratica ?
Pelo andar da carruagem, acredito que nao !!!!
QUE PENA !!!!
avalie fechar
Não sei como será o palco da grande comédia nesse FAJUTO JULGAMENTO, mas tenho certeza de que quem estará sendo julgado não são os verdadeiros culpados.
Triste fim da nação n. amer. sustenta com seus impostos tiranos que sugam tudo que têm, e de quebra, são bombardeados e mortos. O "Eixo" desrespeita a lei do cão, MORDE A MÃO DE QUEM OS ALIMENTA.
avalie fechar
os USA, tudo e possivel tudo e provavel, agora
considerando o vergonhoso sistema de governo
de Cuba, onde os direitos dos cidadaos sao
violados, por pessoas covarde como os irmaos
Castro, os mandatos sao eternos, e os resultados
sao os que contemplamos em Cuba, o povo na
pobreza. sem infraestruturas precarias.
avalie fechar