Mundo
22/01/2009 - 05h22

Fidel diz que Obama é honesto, mas mostra receio sobre gestão

Publicidade

da Efe, em Havana

O líder cubano Fidel Castro elogiou o novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao mesmo tempo em que demonstrou receio sobre sua gestão, segundo expressou no primeiro artigo da coluna "Reflexões" que escreveu nas últimas cinco semanas.

Fidel disse que não tem "a menor dúvida sobre a honestidade com que Obama" expressou suas ideias durante a posse, mas que "apesar de suas nobres intenções", ainda restam muitas dúvidas a serem esclarecidas.

Veja as imagens da posse
Leia a íntegra do discurso
Grandes desafios dos EUA
Veja a cobertura completa

O ex-presidente, cujo silêncio em momentos importantes para Cuba tinha gerado rumores sobre sua saúde, dedica sua primeira "Reflexão" desde dezembro à presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, com quem se reuniu nesta quarta-feira (21).

Sobre as dúvidas que tem sobre Obama e que disse ter analisado com Cristina, Fidel diz: "Como exemplo, me perguntava: como poderia um sistema esbanjador e consumista por excelência preservar o meio ambiente?".

O ex-líder cubano, que não aparece em público desde julho de 2006, detalhou que sua conversa com a governante argentina "durou 40 minutos" e que "a troca de ideias foi intensa e interessante".

Fidel disse que Cristina "é uma pessoa de convicções profundas", e destacou que "não houve debates" durante a reunião com ela, que finalizou uma visita de três dias à ilha.

"Muitos outros aspectos de política nacional e internacional de Cuba e da Argentina foram abordados", afirmou Fidel, que, segundo Cristina, está "muito bem".

Comentários dos leitores
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
Obrigado pela dica! Um bom documentario sobre o poder dos bancos. sem opinião
avalie fechar
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Para J.R.:
Interessante seu conhecimento de política internacional, mas falta um esclarescimento:
Assista ao documentário de Charlie Sheen "a verdade liberta voce" no youtube. Vai gostar de ligar os pontinhos...
sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Bom, vamos esperar que parte desses BILHÕES sejam destinados à retirada de tropas dos países que eles invadiram. E esperar que este valor não seja atrelado à dívida externa dos mesmos... 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1744)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca