Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2002 - 10h50

Papa autoriza beatificação de madre Teresa de Calcutá

da Folha Online

O papa João Paulo 2º, 82, assinou hoje dois decretos que autorizam a beatificação da madre Teresa de Calcutá, afirmou o Vaticano.

O primeiro decreto assinado pelo pontífice reconhece que a religiosa albanesa, falecida aos 87 anos, em 1997, que passou quase toda sua vida na Índia, possuiu as chamadas "virtudes heróicas".

O segundo decreto reconhece a autenticidade de um milagre atribuído a madre Teresa, a cura inexplicável e repentina, em 1998, de um tumor no estômago de uma mulher indiana, Monika Besra, 30.

Trata-se da última etapa do processo de beatificação da religiosa albanesa, que deve ocorrer no dia 19 de outubro em Roma. Um segundo milagre é necessário para que ela seja canonizada, considerada santa.

No início de outubro passado, a Congregação das Causas dos Santos, que analisa o caso, aprovou o milagre envolvendo Besra, que foi supostamente curada de um tumor no estômago depois que uma imagem de madre Teresa foi colocada sobre sua barriga e que rezaram para a religiosa.

A decisão de atestar o milagre foi tomada após uma reunião dos membros da Congregação das Causas dos Santos com um painel de médicos consultado pelo Vaticano que disse não ter encontrado nenhuma explicação científica para a cura.

Agnes Gonxha Bojaxhiu (nome de batismo de Madre Teresa) nasceu em 26 de agosto de 1910, em Skopje (Macedônia). Em 1949, ela fundou a ordem Missionárias da Caridade, em Calcutá, na Índia.

A madre Teresa de Calcutá, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1979, era considerada uma das principais vozes no mundo contra o aborto, que ela considerava "o pior inimigo da paz mundial". Dedicou-se ainda a ajudar crianças, mendigos, leprosos e desamparados.

João Paulo 2º já beatificou e canonizou mais pessoas do que todos os seus antecessores desde a fundação, em 1594, da Congregação das Causas dos Santos -eles nomearam 808 beatos e 296 santos. O papa realizou mais de 1.300 beatificações e 470 canonizações desde que foi eleito, em 1978.

Com agências internacionais

Outros destaques:
  •  Imprensa é partido de oposição na Venezuela, diz assessor do PT

  •  Explosão de carro-bomba mata ao menos quatro na Colômbia

  •  Papa autoriza beatificação de madre Teresa de Calcutá

  •  Choques entre israelenses e palestinos deixam dois mortos

  •  Três mulheres são mortas na Caxemira após ordem de uso do véu

  •  Dezoito policiais morrem em emboscada na Índia

  •  Blair pede que tropas se preparem para possível guerra


  • Leia mais notícias de Mundo

    Leia mais no especial João Paulo 2º
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade