Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2002 - 09h03

Rússia diz que Coréia do Norte é incapaz de fabricar bomba atômica

da France Presse, em Moscou

A Coréia do Norte "não tem o potencial necessário para fabricar a bomba atômica", afirmou hoje em Moscou o ministro russo da Energia Atômica, Alexander Rumiantsev.

"A Coréia do Norte não tem o potencial para fabricar a bomba atômica. Para isto, é preciso uma indústria desenvolvida", disse.

Pyongyang (capital norte-coreana) superou ontem uma etapa suplementar para a reativação de um reator nuclear capaz de produzir plutônio para uso militar, provocando reações de inquietação na comunidade internacional.

A afirmação do ministro russo vai contra uma outra informação divulgada hoje pelo jornal "The Times" que cita como fonte o especialista britânico John Large, que declarou que a Coréia do Norte seria capaz de construir uma bomba atômica no prazo de 30 dias. "Tudo aponta para a etapa final do desenvolvimento de armas nucleares" pela Coréia do Norte, disse Large, que assessorou a Rússia no caso do submarino nuclear Kursk (que naufragou em agosto de 2000, matando 118 tripuantes).

Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) das Nações Unidas, a Coréia do Norte depositou cerca de mil barras de combustível no reator nuclear de Yongbyon, ao norte de Pyongyang, que tem capacidade para produzir plutônio enriquecido. A AIEA qualifica a situação de "muito grave".

"Quando começam a produzir plutônio, estão atingindo o ponto culminante da produção de armas", explicou Large.

"Isto desestabiliza politicamente todo o sudeste asiático", diz o jornal.

Leia mais:
  •  Coréia do Norte acusa EUA de buscarem confronto

  •  Coréia do Norte pode fabricar bomba nuclear em 30 dias, diz jornal


  • Leia mais notícias de Mundo
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página