Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2002 - 13h48

Günter Grass diz que Bush é "uma ameaça para a paz mundial"

da France Presse, em Berlim

O escritor alemão Günter Grass, Prêmio Nobel de Literatura em 1999, considera que o presidente americano George W. Bush é "uma ameaça para a paz mundial", segundo uma entrevista a ser publicada amanhã no jornal alemão "Welt am Sonntag".

O autor alemão compara o presidente americano a um personagem de Shakespeare cuja única ambição é se apresentar diante do pai, um rei ancião a beira da morte, e dizer-lhe: "Olha, cumpri com seu dever".

Para Grass, de 75 anos, Bush é influenciado na atual situação política por "preocupações privadas e familiares". "A perigosa combinação de interesses familiares, econômicos e políticos fez deste político um verdadeiro perigo", disse.

O escritor também considera que o terrorismo é uma consequência da cólera e do ódio em relação ao que se chama no Terceiro Mundo de abundância do mundo ocidental. "Não devemos subestimar a principal causa do terrorismo, que é a chocante desigualdade", afirmou.

Ele também defendeu a criação de uma "nova ordem mundial", na qual os países desenvolvidos e os considerados subdesenvolvidos se sentem em uma mesma mesa e dividam equitativamente as matérias-primas, as tecnologias e o capital da Terra".




 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página