Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2009 - 12h57

"Demos voz a Eluana", diz pai em defesa da morte da filha

Publicidade

da Folha Online
da Efe

Giuseppe Englaro, pai de Eluana Englaro, 37, a italiana que vive em estado vegetativo há 17 anos e que a família quer ajudar a morrer, disse neste domingo, em entrevista ao jornal "La Nación", que a batalha judicial pela autorização para cortar a alimentação e a hidratação da filha representa a vontade ela. "Não fizemos nada além de dar voz a Eluana."

Englaro iniciou sua reivindicação na Justiça em 1997 e só a obteve em 9 de julho de 2008, na Corte de Recursos de Milão porque, na Itália, os pacientes podem recusar tratamento, e não existe uma lei que regulamente orientações sobre esses tratamentos no caso de, um dia, os pacientes ficarem inconscientes. Três meses depois, a Corte Constitucional confirmou aquela sentença, esgotando a possibilidade de recursos.

03.02.09/Reuters
Eluana Englaro, italiana em coma há 17 anos, em foto de família anterior ao acidente
Eluana Englaro, italiana em coma há 17 anos, em foto de família anterior ao acidente

Conforme o pai, algumas semanas antes de sofrer o acidente de trânsito que a deixaria em coma, Eluana --chocada com uma história de um amigo-- afirmou que não iria quer ficar viva por meio de aparelhos. "[Eluana] ficava horrorizada com estes casos, ao ponto de dizer que ela não aceitaria isso jamais", disse Englaro.

O pai afirmou ainda que, "desde o início, cinco dias depois do acidente", já lhe parecia muito natural pedir que os médicos a deixassem morrer, pois eles já queriam "uma traqueostomia para ligá-la ao respirador". "Pedimos sempre apenas o respeito à vontade de Eluana e à sua maneira de ser. Não fizemos nada além de dar voz a ela."

Em relação aos protestos da Igreja Católica sobre os desejos da família, Englaro afirmou ao "La Nación" que a instituição não deveria buscar impor crenças e valores que derivam da fé à toda a comunidade.

Neste sábado (7), Englaro chamou as atitudes do primeiro-ministro do país, Silvio Berlusconi, para tentar impedir a morte de Eluana de "tortura desumana".

Comentários dos leitores
Habib Badião (1) 24/03/2009 21h26
Habib Badião (1) 24/03/2009 21h26
Eutanásia é um instituto que data do tempo em que o homem é um animal sociável. Existem momentos que a ciência determina a sua aplicação e o faz seguindo normas aceitas pela sociedade. Eluana precisa descansar e a sua família tb. Paabenizo a justiça italiana que superou os entraves que impediam sua aplicação. sem opinião
avalie fechar
J. R. (153) 12/02/2009 15h37
J. R. (153) 12/02/2009 15h37
Morreu de sede Eluana, a pior morte que existe. A estupidez humana não tem limite e a lei italiana mostra a que veio, com toda sua ineficiência. Não é nenhuma ferrari com certeza. 8 opiniões
avalie fechar
Aurea Oliveira (1) 10/02/2009 02h02
Aurea Oliveira (1) 10/02/2009 02h02
Hoje aconteceu o que realmente deveria.ELUANA O restante do corpo dela enontrou a paz que buscou durante esses 17 anos.Sei que é uma situação muito dolorosa para alguns. Todos aproveitam da situação para tirar vantagens e auto promoverem,(politicos), e na realidae esquecem do sofrimento que a materia estava enfretando. Não posso em momento algum concordar que esse ato é criminoso.
Apesar de ser uma pessoa com fortes laços evangelicos, acredito que está foi a vontade do Criador. Sua matéria soemnte desligou-se de algo que tentavam em nome da ciencia tirarem vantagem e conhecimento, pq na realidade a menina Eluanna , já ñ mais existia. Sua alma encontrou a paz que buscou durante este periodo de 17 anos de sofrimeto. Pessoas que na realidade não importavam-se com o sofrimento dessa materia que faziam questão de mante-la artificialmente viva, para satisfação propria ou em nome de uma ciencia quedeveria chama-se FAlta de Amor.
Pense que os cristãos conhecem muito bem uma passagem biblica que diz . Só o Senhor dá a Vida e só Ele (DEUS) pode tira-la. Se ñ for da sua vontade ninguem consegue.
Vcs acreditam que nós simples humanos teriamos esse poder?
Deus soprou nanarina do homem e ele teve vida e alma, e somente Deus pode resgatar isso.
Não usem isso para darem honras a pessoas que na realidade só pensam em si.
Não é o momento certo.
Mais sejamos digno com o pai dela. Ele é um Homem de coragem. Tenho certeza que o Senhor ouviu as suas suplicas.
9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (21)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página