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17/01/2003
-
21h14
O novo túnel ferroviário de Somport, que liga a Espanha à França por estrada, foi oficialmente aberto hoje ao trânsito de carros e caminhões.
O polêmico túnel, criticado por ecologistas e moradores da região, estará proibido para o transporte de materiais perigosos nos próximos três meses.
"A inauguração da obra, prevista para as 22h locais [19h, em Brasília], atrasou porque começou a nevar", explicaram os serviços de segurança.
O ministro francês dos Transportes, Gilles de Robien, e o ministro espanhol de Desenvolvimento, Francisco Alvarez Cascos, inauguraram a obra.
Os dois ministros, acompanhados pela comissária européia dos Transportes, a espanhola Loyola de Palacio, fizeram a viagem de abertura do túnel, que tem 8,8 quilômetros de distância e cruza os Pirineus.
A obra custou 275 milhões de euros (US$ 290 milhões) e, para os ecologistas, este dinheiro poderia ter sido utilizado na modernização de toda a rede ferroviária de Pau (sudoeste da França) a Zaragoza (norte da Espanha).
O túnel ferroviário de Somport, construído em 1928, estava fechado há 30 anos.
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Inaugurado túnel ferroviário que liga a Espanha à França
da France Presse, em Somport (França)O novo túnel ferroviário de Somport, que liga a Espanha à França por estrada, foi oficialmente aberto hoje ao trânsito de carros e caminhões.
O polêmico túnel, criticado por ecologistas e moradores da região, estará proibido para o transporte de materiais perigosos nos próximos três meses.
"A inauguração da obra, prevista para as 22h locais [19h, em Brasília], atrasou porque começou a nevar", explicaram os serviços de segurança.
O ministro francês dos Transportes, Gilles de Robien, e o ministro espanhol de Desenvolvimento, Francisco Alvarez Cascos, inauguraram a obra.
Os dois ministros, acompanhados pela comissária européia dos Transportes, a espanhola Loyola de Palacio, fizeram a viagem de abertura do túnel, que tem 8,8 quilômetros de distância e cruza os Pirineus.
A obra custou 275 milhões de euros (US$ 290 milhões) e, para os ecologistas, este dinheiro poderia ter sido utilizado na modernização de toda a rede ferroviária de Pau (sudoeste da França) a Zaragoza (norte da Espanha).
O túnel ferroviário de Somport, construído em 1928, estava fechado há 30 anos.
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