Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2003 - 00h06

"Casa-bomba" explode e causa destruição na Colômbia

da France Presse, em Bogotá

Uma casa, que armazenava 500 quilos de explosivos pertencentes às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), explodiu ontem na localidade colombiana de Puerto Rico (centro) e destruiu outras 21 residências, informou o presidente Álvaro Uribe. Não houve vítimas.

O presidente disse que os explosivos foram detonados de forma "controlada" por especialistas militares, que tentavam desativá-los. Antes da operação, os moradores tiveram de deixar a região.



"Descobriu-se uma casa-bomba com 500 quilos de explosivos das Farc, que a conectaram a 21 casas do povoado. Felizmente, o Exército chegou a tempo, conseguiu esvaziar a área e, quando tentavam desativá-la (a armação explosiva), a casa explodiu, destruindo outras 21", disse Uribe à imprensa na localidade de Ibagué (215 quilômetros a sudeste de Bogotá).

As Farc, que contam com 17 mil homens, são a principal força do conflito que dura 38 anos e causa a morte de milhares de civis anualmente.

Uribe, no cargo desde 7 de agosto, prometeu dobrar o número de soldados profissionais para 100 mil e acrescentar US$ 1 bilhão aos gastos com a defesa para encurralar os rebeldes.

Os rebeldes marxistas lutam pela redistribuição de terras e uma reforma socialista, usando dinheiro conseguido com sequestros e o tráfico de cocaína.

Com agências internacionais



 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página