Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2009 - 11h35

Justiça inocenta três acusados de matar jornalista em Moscou

Publicidade

da Folha Online

Um júri popular declarou inocentes os três acusados pelo assassinato da jornalista russa Anna Politkovskaya. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira com base na falta de provas da acusação.

Os irmãos Dzhabrail e Ibragim Majmúdov, da Tchetchênia, e o oficial do Ministério do Interior Serguei Khadzhikurbanov, eram acusados de matar a jornalista a tiros, em 7 de outubro de 2006, quando saía de um supermercado. Na época, Politkovskaya publicou reportagens com denúncias de corrupção no governo.

O oficial dos serviços secretos Pavel Ryaguzov, processado na mesma causa por abuso de poder e extorsão, também foi considerado inocente. O assassinato da jornalista provocou uma crise no país e o Kremlin recusou qualquer envolvimento no crime e pediu investigação.

Antes do veredicto, a família de Politkovskaya, os amigos e ex-colegas acusaram os promotores de fracassar em resolver o crime, um dos piores legados do governo do então presidente Vladmir Putin, hoje primeiro-ministro.

Advogados da família de Politkovskaya afirmaram que os três homens eram apenas fantoches e que os verdadeiros assassinos --incluindo o suspeito de ter apertado o gatilho e quem quer que tenha ordenado a morte-- estão a solta.

Com Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página