Presidente do Parlamento Europeu defende reconciliação entre Hamas e Fatah
da Efe, no Cairo
O presidente do Parlamento Europeu (PE), Hans-Gert Pöttering, defendeu neste domingo no Cairo o início das negociações para alcançar a paz no Oriente Médio e estimulou a reconciliação das principais facções palestinas, Fatah e Hamas.
Pöttering, que nesta segunda-feira a Gaza no marco de uma missão que tem como objetivo reavivar o processo de paz entre israelenses e palestinos, fez as declarações em entrevista coletiva conjunta com o presidente da Assembleia Popular egípcia, Fathi Ahmed Sorour.
O presidente do Parlamento Europeu elogiou os esforços realizados pelo Egito e estimulou as autoridades do país a continuarem fazendo a mediação entre Fatah e Hamas para conseguir sua reconciliação.
Embora durante sua visita a Gaza Pöttering vá se reunir com representantes do Hamas, o presidente do PE assegurou na entrevista coletiva que o grupo islâmico precisa fazer parte do processo de paz, assim como Israel.
Também insistiu na necessidade de conscientizar a comunidade internacional, e, neste caso concreto, Israel, que cumpram as resoluções da ONU.
"Precisamos de uma cooperação entre culturas e todo o mundo tem que contribuir", assegurou Pöttering, que expressou esperança de que o novo governo de Israel esteja disposto a alcançar a paz.
"Não podemos ter uma guerra a cada dois anos", afirmou, em alusão ao conflito no Líbano em 2006 e ao recente ataque israelense a Gaza.
Quanto à reconstrução de Gaza, Pöttering afirmou que "ninguém deve ficar excluído deste processo, sequer Israel".
Leia mais sobre o Oriente Médio
- Netanyahu e Livni se reúnem para discutir governo de coalizão de Israel
- Netanyahu promete trabalhar com Obama pela paz no Oriente Médio
- Netanyahu diz que não admitirá intimidações para formar governo de Israel
Outras notícias internacionais
- Promotoria revista sede da Inteligência colombiana para averiguar grampos
- Turista francesa morre em atentado no Cairo; feridos somam 18
- Terroristas atacam base militar da União Africana na Somália e matam dez
Especial
Livraria

