Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2003 - 09h04

Governo dos EUA começa a discutir riscos da guerra, diz jornal

da Folha Online

Autoridades do alto escalão do governo norte-americano estão, pela primeira vez, discutindo abertamente o que poderia dar errado durante uma guerra no Iraque e também após a eventual invasão, segundo a edição de hoje do jornal "The New York Times".

O secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, tem uma lista com riscos em potencial, de acordo com o jornal. O secretário cita a lista constantemente, atualizando a relação com idéias próprias e sugestões de comandantes militares, e discute o documento com o presidente norte-americano, George W. Bush, segundo o "New York Times".

A lista cita "a preocupação de que Saddam Hussein use armas de destruição em massa contra os iraquianos e culpe os EUA pelo ataque", afirmou Rumsfeld ao jornal.

Segundo o secretário, o documento afirma que Saddam "poderia fazer o que fez nos poços de petróleo do Kuait e explodi-los [...]".

A lista de Rumsfeld também alerta que Saddam teria escondido suas armas em mesquitas, hospitais e instituições culturais e usado cidadãos ou jornalistas estrangeiros capturados como escudo humano, segundo a reportagem.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página