Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2003 - 09h41

Soldados israelenses matam 4 palestinos na faixa de Gaza

da France Presse, em Gaza

Soldados israelenses mataram três palestinos na manhã de hoje durante uma incursão em Beit Hanun, no norte da faixa de Gaza, e outro palestino foi morto pelo Exército de Israel quando se aproximava de uma colônia israelense no sul da faixa de Gaza, afirmaram fontes palestinas e israelenses.

Duas colunas de uma dezena de carros blindados cada uma, apoiadas por helicópteros, entraram em Beit Hanun durante a noite de ontem em duas direções diferentes. Os soldados impuseram toque de recolher, comunicado em alto-falantes, e dispararam salvas de tiros como aviso.

Duas casas foram destruídas durante a operação, enquanto quatro jornalistas locais eram detidos. Um soldado israelense foi levemente ferido durante a incursão, afirmaram fontes militares israelenses.

Beit Hanun é usada frequentemente como base de membros da organização extremista palestina Hamas, de onde disparam foguetes de fabricação artesanal Qassam em direção ao território israelense.

Ao menos 31 palestinos já morreram por causa da violência desde o dia 15 de fevereiro, quando palestinos explodiram um tanque israelense, matando quatro soldados.

Israel diz que as incursões visam combater o terror. "A liderança palestina deve decidir: estão combatendo o terrorismo ou apoiando o terrorismo?", disse um porta-voz da chancelaria.

A Autoridade Nacional Palestina (ANP) pediu à ONU (Organização das Nações Unidas) que condenasse as incursões israelenses. "Já é hora de o Conselho de Segurança condenar o massacre de civis palestinos", disse um comunicado da ANP. "O governo israelense aproveita a situação internacional para cometer crimes de guerra contra o povo palestino."

A onda de violência ameaça os esforços para um acordo de cessar-fogo após quase 29 meses de Intifada (levante palestino contra a ocupação israelense). Ao menos 1.860 palestinos e 705 israelenses já foram mortos no período.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Powell diz que chegou a hora de desarmar Iraque
  • EUA não são Roma, diz ex-redator de Bush
  • Papa pede que 5 de março seja "Dia da Paz"
  • Israel se prepara para mais uma guerra
  • Líder grevista venezuelano vai para prisão domiciliar



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página