Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2003 - 13h22

Caça dos EUA erra e bombardeia bateria de mísseis americanos

da Folha Online

O Comando Central dos EUA no Qatar, responsável pelas operações militares aliadas no Iraque, afirmou hoje que um caça F-16 dos EUA bombardeou por engano uma bateria de mísseis Patriot americanos no Iraque, sem deixar mortos ou feridos.

O incidente, que ocorreu ontem às 9h30 (horário de Brasília), a cerca de 45 km de An Najaf, foi o segundo caso de "fogo amigo" em menos de uma semana.



O caça F-16 lançou um míssil de alta velocidade anti-radiação AGM-88 na bateria de mísseis Patriot e danificou seu radar, disse o tenente Mark Kitchens, porta-voz do Comando Central dos EUA.

Kitchens declarou que o ataque estava sob investigação "para identificar mudanças de procedimento para assegurar segurança de nossos homens em operações de combate".

O porta-voz não afirmou quais seriam "as mudanças de procedimento".

No domingo (23), um míssil Patriot americano derrubou por engano um avião militar britânico Tornado, matando os dois pilotos a bordo.

O Tornado foi abatido por uma bateria de mísseis Patriot encarregada de proteger a base de Ali Al Salem, no norte do Kuait, de ataques de mísseis iraquianos.

O radar do Patriot confundiu o Tornado com um míssil inimigo devido a um problema de informática, segundo o comadante Dobb.

O avião integrava um grupo de caças-bombardeiros que havia decolado de Al Salem na noite de sábado (22), para atacar instalações de radar na região de Bagdá, e retornava à base.

O primeiro Tornado da esquadrilha viu o lançamento do míssil e conseguiu evitá-lo. Seu piloto Derek Watson enviou imediatamente uma mensagem pelo rádio alertando os companheiros, mas o segundo Tornado não teve tempo de escapar.

Apesar do incidente, as missões dos Tornados contra Bagdá prosseguem tanto de dia como à noite.

Tempestade de areia

Dois helicópteros de combate dos EUA, um Apache e um Black Hawk, foram dados como desaparecidos hoje no sul do Iraque, em meio a uma tempestade de areia que reduz sensivelmente a visibilidade, segundo informações de um oficial norte-americano.

"Neste instante, faltam um Apache e um Black Hawk", declarou o oficial, que não teve seu nome divulgado, mas que estaria sob comando da Terceira Divisão de infantaria ao sul da cidade de Nassiriah, no sul do Iraque, segunda a ag~encia de notícias France Presse.

De acordo com informações do jornal norte-americano "The Washington Post", uma tempestade de areia se dirige vagarosamente para a capital Bagdá.

Até o momento, missões de combate de duas baterias áereas foram convocadas a voltar a suas bases por causa do mau tempo e duas divisões de combate tiveram suas ações atrasadas, segundo o jornal. A tempestade de areia que atinge a região diminuiu a visibilidade das equipes.

Milhares de marines que saíram do norte do países em direção a Bagdá viajam cerca de 32 quilômetros em cinco horas devido aos ventos fortes que carregam areia. De acordo com o jornal, meteorologistas dizem que essa tempestade específica, que atinge a região, pode ser considerada excepcional.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página