Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2009 - 13h14

Em passo de reaproximação, Síria nomeia primeiro embaixador para o Líbano

Publicidade

da Folha Online

A Síria indicou o diplomata como Ali Abdul Karim Ali como seu primeiro embaixador para o Líbano, em um passo pela aproximação dos dois países após décadas de domínio sírio sobre solo libanês. O presidente libanês, Michel Suleiman, aceitou suas credenciais diplomáticas nesta terça-feira, de acordo com um comunicado da presidência libanesa.

Na semana passada, o Líbano abriu sua primeira embaixada em Damasco e nomeou como seu embaixador Michel Khoury. A Síria abriu sua embaixada em Beirute no ano passado.

A Síria foi quem mais resistiu a estabelecer relações diplomáticas no passado, dizendo que os dois países em particular possuem uma relação especialmente próxima. Por muito tempo, governantes controlavam o Líbano a partir da Síria.

Mas críticos da Síria, incluindo a França e os Estados Unidos, dizem que o país estava tentando enfraquecer a soberania do Líbano ao evitar relações diplomáticas.

A Síria dominou politicamente o Líbano por 30 anos até o assassinato do ex-primeiro-ministro libanês, Rafik al Hariri, em 2005, que levou a protestos populares e à eventual retirada das tropas sírias.

Os políticos anti-Síria, incluindo o filho de Hariri, Saad, culpam Damasco pelo assassinato. A ONU (Organização das Nações Unidas) investiga o envolvimento de autoridades da segurança da Síria no incidente, mas o país nega o envolvimento.

O presidente da Síria, Bashar al Assad, emitiu um decreto em outubro passado para abrir as relações diplomáticas com o Líbano após o fim da crise política libanesa em maio e a melhora nas relações entre a Síria e o novo governo libanês.

Com Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página