Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2003 - 05h46

Blair diz não ter informações sobre situação de Saddam

da Folha Online

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, afirmou hoje não saber se o presidente do Iraque, Saddam Hussein está em bom estado de saúde, ferido ou morto.

Reuters - 24.02.2003
Tony Blair, primeiro-ministro do Reino Unido
"Não sabemos qual a situação em relação a Saddam. Sabemos que eles [iraquianos] gravaram todos os tipos de vídeos para mostrar sobre ele", disse Blair à rede britânica BBC.

Blair afirmou também que as tropas norte-americanas e britânicas terão "momentos duros e difíceis" no Iraque.

"Sempre soube que era provável encontrar momentos duros e difíceis e gostaria de destacar que estamos [em guerra] há uma semana e que já cumprimos muitas coisas", disse o premiê durante a entrevista.

O premiê também afirmou haver "ligações reais" entre grupos terroristas e Estados que produzem armas de destruição em massa.

"Mas você não vai derrubar Saddam do país facilmente quando ele está no poder há 20 anos", acrescentou

Falando após reunir-se em Washington com o presidente norte-americano George W. Bush e com o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, em Nova York, Blair afirmou: "O futuro do povo iraquiano deve ser governado pelo povo iraquiano".

"Agora o que precisamos fazer é garantir que tenhamos um sistema de governo representativo, e precisamos trabalhar sobre isso com a ONU", disse Blair.

Ameaça

O primeiro-ministro sugeriu que seus compatriotas não reconheceram a ameaça à sua segurança desde os ataques de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos.

"Creio que exista uma nova ameaça de segurança e acredito que ainda não abrimos nossos olhos para ela".

"Eu acho que os EUA, de certa maneira, conseguiram, por causa do 11 de Setembro, porque foi uma atrocidade tamanha que chocou e alterou completamente sua maneira de pensar", disse.

"A ameaça à segurança é real. A ligação entre estes Estados mentirosos e agressivos, armas de destruição em massa e grupos terroristas é real", afirmou o premiê britânico.

Blair dizcutiu com Annan aspectos relacionados à ajuda humanitária para as vítimas da guerra no Iraque. Blair e Annan falaram sobre a retomada do programa "petróleo por comida" para o Iraque e o papel das Nações Unidas no pós-guerra iraquiano.

O programa 'petróleo por comida' deve permitir uma resposta rápida ao problema da alimentação do povo iraquiano e a ajuda humanitária deve seguir diretamente ao esforço de liberação do Iraque, disse um funcionário britânico do primeiro escalão.

Em Camp David, Bush e Blair insistiram na importância de responder rapidamente aos problemas humanitários e evitar a politização do assunto.

Uma resolução que permita a retomada do programa poderá ser votada hoje, anunciou o embaixador da Alemanha na ONU.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página