Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2003 - 13h21

EUA voltam a atacar Bagdá; bairro residencial pode ter sido atingido

da France Presse, em Bagdá

Várias bombas caíram neste domingo em um bairro residencial no centro de Bagdá na retomada dos ataques pela coalizão anglo-americana no início da noite (início da tarde em Brasília), segundo informações do Ministério da Informação iraquiano e da rede de TV Al Jazeera, do Qatar.

Os bombardeios provocaram um forte incêndio, provavelmente no bairro de Al Karrada, segundo a Al Jazeera. A rede de TV informou também que diversos civis morreram nos ataques, mas ainda não há números oficiais.

Homens-bomba

O domingo foi marcado pelo anúncio do porta-voz do Exército, Hazi al-Rawi, de que o Iraque já possui 4.000 mártires para lutar na guerra. "Os mujahedin [guerreiros] chegam de todos os países árabes, sem exceção", afirmou. Al-Rawi disse que todos os muçulmanos têm o dever religioso de ajudar o Iraque.

O grupo radical palestino Jihad Islâmica, que assumiu autoria de atentado que deixou mais de 20 pessoas feridas em Israel, disse ter enviado a primeira leva de homens-bomba para Bagdá, com o objetivo de ajudar os iraquianos a lutarem contra as tropas americanas e britânicas. O número de homens não foi divulgado pelo grupo.

"As brigadas Al-Quds trazem para nosso povo e nossa nação as boas novas da chegada de seus primeiros mártires ao coração de Bagdá", disse um comunicado enviado por fax da ala armada da Jihad Islâmica. "Isto é para cumprir o dever sagrado de defender a terra árabe e muçulmana."

A possibilidade de o Iraque utilizar homens-bomba contra as tropas anglo-americanas ganhou força ontem com um ataque suicida na cidade de Najaf (centro do país). A rede de TV estatal iraquiana diz que 11 morreram no ataque com um carro-bomba, mas os EUA confirmam quatro mortos.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página