Explosões matam sete e ferem 45 na Índia; governo suspeita de atentado
colaboração para a Folha Online
Uma série de explosões nesta segunda-feira na cidade de Gauhati, no Estado de Assam, na Índia, matou ao menos sete pessoas e deixou 45 feridas. Segundo a agência de notícias Associated Press, o número de feridos pode chegar a 60. As vítimas foram levadas para hospitais da região.
| Efe |
![]() |
| Moradores observam destroços de moto-bomba que explodiu em centro comercial |
As autoridades suspeitam que o grupo separatista Frente Unida para a Libertação de Assam (Ulfa, em inglês), que constantemente comete atentados na região, esteja por trás destes ataques. Nenhum grupo reivindicou a autoria.
O atentado ocorreu às 14h (5h30 de Brasília) em uma zona comercial no bairro de Maligaon, situado nos arredores do município. Segundo a polícia, em entrevista à agência PTI, uma moto-bomba explodiu no mercado e matou sete pessoas. Vários carros foram atingidos e um prédio de três andares, o qual existe uma delegacia, foram atingidos pelo fogo.
Duas horas mais tarde, uma segunda bomba explodiu no município de Dhekiajuli, a cerca de 150 quilômetros ao norte de Guwahati, e deixou quatro pessoas feridas. No distrito de Karbi Anglong, onde uma terceira bomba explodiu, duas pessoas foram feridas.
Após os ataques, vários moradores atiraram pedras contra as delegacias e acusaram a polícia de não proteger a população. Há boatos de que a polícia recebeu um comunicado alertando sobre o atentado em Gauhati.
Eleições
As explosões ocorrem um dia antes da visita do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, no Estado, para realizar um comício eleitoral em virtude das eleições parlamentares indianas, que começam na próxima semana.
O pleito, que se divide em cinco fases durante quase um mês, ocorrerá em Assam nos dias 16 e 23 de abril. Segundo a porta-voz do governo, Deepak Sandhu, a viagem do primeiro-ministro não foi cancelada.
No dia 30 de outubro do ano passado, 67 pessoas morreram e mais de 360 ficaram feridas após uma sequência de explosões registradas em várias localidades de Assam, entre elas a cidade de Guwahati.
Além do Ulfa, cerca de 20 grupos armados separatistas atuam espalhados por Assam e por outros Estados do nordeste da Índia. Os ataques ocorrem em virtude do aniversário de 30 anos do Frente Unida para a Libertação de Assam.
Com Efe e Associated Press
Leia mais notícias sobre atentados terroristas
- Combates entre tropas americanas e talebans deixam dez mortos no Afeganistão
- Confrontos entre Exército e rebeldes deixam ao menos 60 mortos no Sri Lanka
Outras notícias internacionais em Mundo
- Mortos em terremoto na Itália chegam a 70; cidades estão "virtualmente destruídas"
- Mãe morreu ao servir de escudo para menina na Itália, dizem bombeiros
- Obama tenta aproximar Turquia dos muçulmanos e condena terror
Especial
livraria


