Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2009 - 08h49

Justiça turca indicia oito pessoas por massacre em casamento

Publicidade

da Folha Online

A Justiça da Turquia indiciou nesta quarta-feira oito homens pela morte de 44 pessoas em ataque, na segunda-feira passada (4), a um casamento no sudeste do país.

Os acusados integram um grupo de dez suspeitos detidos após o massacre em Bilge, informou o governador da Província, Hasan Duruer.

Ibrahim Yakut-05.mai.09/AP
S9ldados da Turquia fecham entrada de vilarejo onde 41 morreram em um casamento
Soldados da Turquia fecham entrada de vilarejo onde 44 morreram em um casamento

Homens mascarados e equipados com armas automáticas mataram 44 pessoas --metade delas mulheres e crianças-- durante um casamento em Bilge.

Segundo os primeiros elementos da investigação, a tragédia, na qual os noivos também morreram, tem relação com uma rivalidade entre famílias deste pequeno povoado curdo de 300 habitantes, próximo da cidade de Mardin.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que o ataque foi o resultado de "briga entre duas famílias". As autoridades disseram que alguns dos suspeitos têm relação com as vítimas.

A investigação indica ainda que os suspeitos queriam que a noiva, Sevgi Celebi, cassasse com um dos membros do grupo e que a família de Celebi resistiu à pressão para cancelar os planos de casamento.

O ministro de Justiça, Sadullah Ergin, contudo, afirmou que as famílias também disputavam terras próximas à vila. A região empobrecida, próxima à fronteira da Síria, é marcada por fortes tradições históricas e não são raras as brigas de diferentes clãs pela defesa da honra da família.

Com France Presse e Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página