Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/05/2003 - 14h26

Chega ao Iraque 1º navio com ajuda humanitária após a guerra

da France Presse, em Umm Qasr (Iraque)

Um navio de carga com 14 mil toneladas de arroz, fretado pelo PAM (Programa Alimentar Mundial), da ONU (Organização das Nações Unidas), chegou hoje ao porto de Umm Qasr, no sul do Iraque.

Trata-se do primeiro navio de carga que chega a Umm Qasr, o único porto de águas profundas do Iraque, desde a queda do regime de Saddam Hussein, no dia 9 de abril.

Nos últimos dias, o PAM intensificou o envio de alimentos para o Iraque, sobretudo para o sul do país. Vários caminhões chegaram nesta semana a Basra, vindos do Kuait.

Tarefa

Segundo o PAM, levará uma semana para descarregar o navio Rise. Os sacos de arroz serão depois enviados a diferentes províncias, para que os 32 mil agentes que realizam a tarefa desde os tempos de Saddam Hussein possam fazer a distribuição.

O PAM encontrou em Basra uma lista com 1,8 milhão de beneficiários do programa da ONU "Petróleo por Comida", suspenso desde o início da guerra. A descoberta é importante para garantir a distribuição de alimentos entre todos os habitantes da província.

O programa deve ser retomado depois do retorno a Bagdá, na quinta-feira (8), do coordenador da ONU encarregado dos assuntos humanitários no Iraque, Ramiro Lopes da Silva, assim como outros responsáveis da ONU.

Até o dia 19 de março, 16 milhões de iraquianos dependiam por completo do programa para comer. Aproximadamente 60% do carregamento do programa "Petróleo por Comida" entrava no Iraque pelo porto de Umm Qasr.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página