Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2003 - 10h44

Papa faz apelo à paz no início da viagem à Espanha

da France Presse, em Madri

O papa João Paulo 2º fez um apelo à paz ao iniciar neste sábado, ao meio-dia (hora local), sua quinta visita à Espanha. Durante as 31 horas em que permanecerá no país, o papa se reunirá com centenas de milhares de jovens e amanhã (domingo) canonizará cinco beatos espanhóis.

No primeiro dos três discursos previstos para Madri durante sua visita apostólica sob o lema "Sereis minhas testemunhas", o papa lançou um apelo à paz no mundo e defendeu as raízes cristãs da Europa.

"A paz dá aos povos e aos homens o sentimento da fraternidade", disse João Paulo 2º, firme opositor à guerra no Iraque.

Suas palavras foram proferidas dias depois que o presidente americano George W. Bush deu por encerrada a guerra no Iraque, na qual contou com o apoio do governo espanhol.

"Imploro ao Senhor para a Espanha e para o mundo inteiro uma paz que seja fecunda, estável e duradoura", disse o Sumo Pontífice, sentado em uma cadeira branca.

Em seu discurso de boas-vindas ao chefe da Igreja Católica, o rei Juan Carlos se referiu ao papa como "um incansável lutador pelas causas mais nobres".

O monarca espanhol qualificou João Paulo II de "semeador exemplar da mensagem universal de concórdia e de paz" e lhe agradeceu por suas "reiteradas condenações ao terrorismo, que os espanhóis padecem muito em particular e que é intrinsecamente perverso e jamais justificável".

"Sempre nos confortam, Santidade, vossas palavras de repulsa ao terrorismo e vosso incentivo e solidariedade às pessoas que sofrem dor", adiantou o rei.

O papa também pediu à Espanha para apoiar os valores cristãos na nova União Européia (UE), ampliada a 25 membros.

Depois dos pronunciamentos, João Paulo 2º recebeu os cumprimentos de altos dignitários do governo, começando pelo titular do Executivo, José María Aznar, e da hierarquia eclesiástica espanhola.

No final, o papa foi levado em seu papamóvel até a Nunciatura Apostólica, onde esta tarde receberá Aznar.

Durante todo o percurso do aeroporto até o centro de Madri, o papa foi saudado e aplaudido por milhares de pessoas, que agitavam bandeirolas com as cores branca e amarela do Vaticano.

Neste primeiro dia de sua quinta visita à Espanha desde 1982, João Paulo 2º também se reunirá à tarde com milhares de jovens no aeródromo de Quatro Ventos, a sudoeste de Madri.

Amanhã, a partir das 10h, na central Praça de Colombo, o Sumo Pontífice celebrará uma missa durante a qual canonizará cinco beatos espanhóis do século XX.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página