Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2003 - 14h10

Tornados deixam 32 mortos e 8 desaparecidos nos EUA

da Folha Online

Tornados e tempestades que atingiram ontem várias cidades do Centro-Sul dos Estados Unidos deixaram 32 mortos e oito desaparecidos, disseram hoje funcionários dos serviços de emergência, segundo a agência de notícias Associated Presse.

Os tornados e tempestades deixaram 14 mortos em Missouri, sete em Kansas e 11 em Tennessee, de acordo com a Associated Presse. Atingiram ainda os Estados de Arkansas, Dakota do Sul e Nebraska, sem deixar vítimas.

Segundo membros das equipes de socorro, o número de mortos e feridos deve aumentar.

Em Tennessee, foi declarado estado de emergência no condado de Madison, inclusive na cidade de Jackson, duramente atingida pelo tornado.

Onze corpos foram levados para um hospital da região, disseram autoridades. A maior parte da cidade de Jackson ficou sem energia elétrica. O hospital utilizava hoje um gerador.

"É como o centro de Bagdá", afirmou o advogado Joe Byrd, referindo-se aos destroços causados pelo tornado na cidade de Jackson.

Kansas

A governadora de Kansas, Kathleen Sebelius, declarou sete condados como áreas de desastre.

Os tornados atingiram Kansas City, a principal cidade do Estado, por quase três horas na tarde de ontem, deixando um morto e várias casas danificadas.

Ao menos cinco tornados atingiram o Estado de Kansas, afirmou Joy Moser, da agência de administração de emergências.

Oitenta edifícios ficaram destruídos no condado de Crawford, disse Moser.

Em Franklin (sudeste de Kansas), cerca de um terço da cidade ficou devastado, declarou Eldon Bedene, diretor do serviço de emergência do condado de Crawford.

As autoridades suspenderam todos os vôos e esvaziaram os terminais do Aeroporto Internacional de Kansas City.

Tempestades e tornados são comuns em Kansas em abril, maio e junho, quando o ar frio do norte se choca com o ar úmido do golfo do México, disse Moser.

Missouri

O sudeste de Missouri parece ser a zona mais afetada pelos tornados, segundo funcionários do local. Em algumas áreas caiu granizo, enquanto o forte vendaval derrubou linhas de alta tensão, arrancou tetos de casas e devastou bairros.

"Os tornados estão surgindo em todo o Estado", declarou Steve Sloan, da agência de administração de emergências de Jefferson City, de Missouri.

Vários prédios caíram, deixando pessoas presas, na parte sudoeste do Estado, que foi o mais atingido.

Em Pierce City, todas as casas foram atingidas pelo tornado. Os destroços bloquearam as ruas e as calçadas da cidade, de 1.400 moradores. Autoridades disseram hoje que ainda procuravam por oito desaparecidos.

Com agências internacionais

Especial
  • Veja galeria de fotos de tornados nos EUA

    Leia mais
  • Tornados matam, em média, 80 pessoas a cada ano nos EUA
  • Bush promete ajuda para as vítimas dos tornados nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página