Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2003 - 15h19

Tornados matam, em média, 80 pessoas a cada ano nos EUA

da France Presse, em Kansas City (EUA)

Cerca de mil tornados atingem todos os anos os Estados Unidos, deixando uma média de 80 mortos e mais de US$ 300 milhões em danos, principalmente na região do Meio-Oeste, apelidada de "o corredor dos tornados".

Esses fenômenos naturais, muito complexos e dificilmente previsíveis, são capazes de produzir ventos de mais de 400 km/h.

"Os tornados são uma das forças mais fascinantes, mas também mais aterradoras e destrutivas que a natureza produz", afirma Jeff Pratt, meteorologista do Laboratório Nacional de Tempestades Severas (NSSL), um centro federal de pesquisa sobre tornados com sede em Norman (Oklahoma).

Apesar de ocorrerem em todo o território dos Estados Unidos, é no "corredor dos tornados", que abrange os estados do Texas, Oklahoma, Arkansas, Kansas, Missouri, Dakota do Sul, Tennessee, Iowa, Illinois e Indiana, onde ocorrem com maior frequência.

Choque

Nas grandes planícies a leste da "dryline" (linha de seca) --que percorre as montanha Rochosas-- o ar quente e úmido que vem do golfo do México se choca com o ar mais fresco e seco proveniente da Califórnia e do Canadá.

Durante a estação dos tornados, de abril a junho, este encontro de massas de ar instáveis produz as violentíssimas tempestades conhecidas como "supercelulares", verdadeiro "nascimento" dos tornados, acompanhadas de descargas elétricas e chuvas de granizo.

Apesar de 79% dos tornados não serem muito perigosos, medindo cerca de 30 metros e com uma duração de poucos minutos, os mais devastadores produzem ventos em rotação de mais de 400 km/h, avançam a mais de 100 km/h e podem permanecer em terra durante várias horas.

Devastação

Verdadeiras bombas aspirantes em forma de funil ou tromba de elefante, os tornados produzem devastação em sua passagem, arrasando tudo o que encontram pela frente.

Quando atingem áreas habitadas, os mais violentos são capazes de fazer casas voarem e levantar veículos e gado como se fossem folhas secas.

Como acontecem nos campos e planícies do Meio-Oeste, somente 2% deles são realmente mortais.

O tornado mais violento que passou pelo território americano foi o chamado "tornado dos três Estados", que em 18 de março de 1925 atingiu o Missouri e atravessou o centro de Illinois até o sul de Indiana, percorrendo 350 km em três horas e meia, provocando 689 mortes e deixando 11 mil pessoas desabrigadas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página