Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2009 - 05h39

China confirma primeiro caso de gripe suína em seu território continental

Publicidade

da Efe, em Pequim

Um universitário chinês, que retornou dos Estados Unidos para China no dia 8 de maio foi confirmado como o primeiro caso de gripe suína no território continental do país, informou hoje o Ministério da Saúde.

O homem viajou de Saint Louis (EUA) para a China no dia 7 de maio, fez escalas em São Paulo e Tóquio, onde tomou um voo da companhia aérea americana Northwest para Pequim. Na capital chinesa, permaneceu algumas horas antes de ir para Chengdu, quando já sentia febre, dor de cabeça e tosse.

Saiba quais hospitais procurar no Brasil
Veja mapa dos casos de gripe suína no Brasil
Saiba mais sobre a gripe suína
Saiba o que o mundo faz para se prevenir
Vai viajar? Conheça as recomendações

O universitário permanece isolado em um hospital para doenças infecciosas em Chengdu, capital da província de Sichuan.

As autoridades chinesas procuram agora os 143 passageiros do avião Tóquio-Pequim da companhia Northwest Airlines, que o infectado pegou após chegar à capital japonesa vindo de Minnesota (EUA), e os 150 do voo de Sichuan Airlines, no qual embarcou no mesmo dia em Pequim.

Segundo Sun Hao, porta-voz do escritório de resposta urgente, 120 passageiros dos 143 do voo NW029 foram localizados, sendo 70 deles estrangeiros, segundo o "Beijing News", e, embora sem sintomas, foram convidados a se submeter a quarentena no hotel Guomenlu de Pequim.

Nesse hotel foram isolados os viajantes do voo do mexicano infectado e que já teve alta em Hong Kong.

Sun destacou que os viajantes localizados são todos moradores de 14 distritos e arredores de Pequim.

Por outro lado, o departamento de Saúde de Sichuan anunciou hoje que mais de 130 dos 150 passageiros do voo tomado por Bao de Pequim para Chengdu estão em quarentena.

Ao não passar bem em sua chegada à capital de Sichuan, o primeiro chinês com gripe suína se dirigiu ao hospital da Província e foi submetido a dois testes que deram resultado positivo, por isso que foi considerado suspeito e isolado em outro hospital de doenças infecciosas.

Trata-se do nono caso registrado na Ásia e que se soma a quatro no Japão, também viajantes vindos dos EUA, a três da Coreia do Sul, um deles uma freira coreana que veio do México, e a um cidadão mexicano em Hong Kong, que já recebeu alta.

Os casos da nova gripe no mundo chegam a 4,379 mil, segundo informou a OMS (Organização Mundial da Saúde), o que representa um aumento de 939 infecções em um dia.

O número de países que contam com casos de gripe suína é 29, e o número de mortos é de 49 (45 no México, 2 nos EUA, 1 no Canadá e 1 na Costa Rica), segundo os dados da OMS.

Em relação aos infectados nestes países, os EUA contam com 2,254 mil, 1,626 mil no México, 280 no Canadá e 8 na Costa Rica.

Comentários dos leitores
Caro eduardo de souza,
A vacina contra o vírus Influenza A (H1N1) foi testada antes de ser utilizada na população e, aqui no Brasil, ela é aprovada pela Anvisa. Seus efeitos colaterais possíveis, até o momento, são: dor no local da aplicação da injeção, febre, dor de cabeça ou nos músculos e articulações. Esses sintomas costumam ser leves e duram 1 ou 2 dias. Raramente, podem ocorrer reações alérgicas como inchaços, asma ou alguma reação mais forte, por conta de hipersensibilidade aos componentes da vacina.
Mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
sem opinião
avalie fechar
eduardo de souza (635) 02/02/2010 02h12
eduardo de souza (635) 02/02/2010 02h12
Centenas de casos de "NERVO MORTAL", uma paralisia dos nervos, estão sendo associados aos que tomaram a vacina. Entre esses casos, a confirmação de que foi mesmo a vacina foi oficializado. "Esses casos são raros" tem afirmado o governo do Eua e os laboratorios que as produziram.
Mais da metade dos médicos N. Amer. não tomaram a vacina "MEDO DE EFEITOS COLATERAIS".
Aos que aqui voriferam os "benefícios" da vacina, estejam a vontade, podem tomá-la, alguns laboratórios estão a procura de "voluntários". :0)
1 opinião
avalie fechar
hugo chavez (310) 01/02/2010 21h39
hugo chavez (310) 01/02/2010 21h39
O silêncio do "Ministério da Saúde" frente às minhas colocações sobre as investigções mundiais em face de supostas irregularidades no episódio "pandemia de gripe suína" deixa algo no ar e cada um pode interpretar como quiser. Claro que tudo isto ocorre numa esfera muito acima do próprio Minsitério e tb, bem além do Governo brasileiro. Só os "donos do mundo" que elaboraram mais este "projeto" para o Mundo, podem esclarecer a questão. Afinal, alguns governos parecem ter sido vítimas, junto com a população mundial, destes "eventos mal esclarecidos". Para os que se perguntam se devem tomar a vacina, é bom refletir sobre tudo isto e decidir conforme a conveniência pessoal. Eu apóio as outras vacinas e as utilizo, mas, "gripe suína' e de outras "grifes", não me enganam. A "grande mídia" deveria investigar isto mais a fundo ou não? Sei lá né rsrs. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6467)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página