Premiê de Israel diz que retomará diálogo com palestinos em breve
da Folha Online
O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, disse nesta segunda-feira, no Egito, que pretende retomar as negociações com os palestinos "nas próximas semanas". "Queremos que Israel e palestinos vivam com perspectivas de paz, segurança e prosperidade." Netanyahu chegou ao balneário egípcio de Sharm el Sheikh nesta segunda-feira para buscar apoio do ditador Hosni Mubarak em uma aliança regional contra o Irã.
Israel encara o programa nuclear iraniano como uma ameaça à sua existência e aposta que seus aliados árabes, Egito e Jordânia, rivais regionais de Teerã, tenham o mesmo interesse em conter o Irã. Os governo iraniano afirma que as suas usinas atômicas têm o objetivo de produzir energia elétrica, não bombas.
| Mike Nelson/Efe |
![]() |
| Netanyahu (à esq.) cumprimenta o ditador egípcio, Hosni Mubarak, em visita ao Egito |
Netanyahu também deverá basear a aliança no apoio do Irã a grupos radicais como o palestino Hamas e o libanês Hizbollah.
O Egito, por sua vez, deverá pressionar Israel a respeitar resoluções da ONU (Organização das Nações Unidas); a admitir a criação de um Estado palestino independente como maneira de alcançar a paz --hipótese que Netanyahu ainda não considerou, ao menos publicamente--; e a suspender o bloqueio imposto à faixa de Gaza, onde diversos produtos precisam ser contrabandeados por túneis que levam ao Egito.
É a primeira viagem internacional feita por Netanyahu desde que assumiu o cargo, em março passado. Netanyahu esteve outras três vezes no Egito, quando foi premiê entre 1996 e 1999. No próximo final de semana, Netanyahu vai a Washington visitar o presidente Barack Obama que, no começo de junho próximo, deverá realizar, no Egito, o discurso para os muçulmanos que prometera quando ainda estava em campanha.
Papa
Nesta segunda-feira, ao chegar a Tel Aviv, o papa Bento 16 defendeu que os "responsáveis" pelas negociações de paz "explorem todas as vias possíveis na busca de uma resolução justa para essas dificuldades, para que ambos os povos [palestinos e israelenses] possam viver em paz em uma terra natal própria, com seguras e reconhecidas fronteiras."
Netanyahu presenciou o discurso do papa, mas saiu, rumo ao Egito, sem dar declarações. Na semana passada, Netanyahu pediu que negociações sejam retomadas "o quanto antes", "sem demora e sem pré-condições". Naquela ocasião, o negociador palestino Saeb Erekat criticou o caráter "vago" das declarações.
Em entrevista ao jornal britânico "The Times" publicada nesta segunda-feira, o rei Abdullah, da Jordânia, disse que os Estados Unidos devem buscar um acordo "de 57 Estados", com todo o mundo muçulmano, ou haverá guerra em "12 a 18 meses". "Se adiarmos nossas negociações de paz, haverá um novo conflito entre árabes ou muçulmanos e Israel."
Com agências internacionais e Folha de S.Paulo
Leia mais sobre o Oriente Médio
- Na chegada a Israel, Bento 16 defende terra natal para palestinos
- Papa chega a Tel Aviv em meio a tensão entre Vaticano e Israel
- Papa busca no Oriente Médio a reconciliação na região
Outras notícias internacionais
- Bush alimentou ameaça da Coreia do Norte, diz analista
- Botsuana quer circuncidar quase 500 mil para combater Aids
- Cristina Kirchner escala força total para eleições na Argentina
Especial
Livraria



O senhor acha graça nas coisas que escreve?
O senhor escreve falÇo com cedilha.
Eu não acho engraçado isto. Eu acho triste. Isto se aprende no pré-primário; aos seis anos. Porque o senhor não entra nos foruns de portugues?
O senhor acha graça nos discursos de Lula? encontra sabedoria no que ele fala?
Eu fico triste cada vez que vejo o presidente de meu país - GRAÇAS A DEUS ESTÁ ACABANDO O GOVERNO DESTA TURMA - falar alguma asneira do tipo...a ligação das torres de "energias" estão ligadas pois estão interligadas.
Isto não é engraçado nem um pouco.
Relaxa e goza quando tem apagão em aeroporto também não é nada engraçado. também não vejo graça no ministro LOBÂO falar que o assunto está encerrado; não vejo graça na peruca feia dele; Não vejo graça em ver o Sarney e o lula abraçados com o Collor.
Outro dia vi o programa "A praça é nossa". popularesco, simplório. MAS MUITO ENGRAÇADO E INOFENSIVO. Não acrescenta cultura nenhuma, MAS ELES NÃO USAM NOSSOS IMPOSTOS PARA FALAR OU FAZER ASNEIRAS.
avalie fechar
" A unanimidade é burra "
avalie fechar
avalie fechar