Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2009 - 08h29

Israel entrega ao Líbano mapa de bombas lançadas na guerra de 2006

Publicidade

da Efe, em Beirute

O primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora, confirmou nesta quarta-feira que Israel entregou os mapas com o local das bombas de fragmentação lançadas pelos israelenses durante a guerra com o Líbano em 2006. A medida visa permitir que o governo libanês encontre os explosivos que não foram ativados na época do lançamento.

Em 2006, Israel foi à guerra contra o Líbano após a captura de dois soldados pelo grupo islâmico xiita Hizbollah. A Segunda Guerra do Líbano, como o conflito ficou conhecido em Israel, matou mais de 1.200 libaneses, deslocou cerca de 1 milhão de pessoas no país árabe e destruiu grande parte da infraestrutura do país. Várias cidades israelenses também foram bombardeadas por foguetes lançados pelo Hizbollah.

A estimativa é de que mais de 30 pessoas morreram e outras 250 ficaram feridas desde o final da guerra por causa da explosão de bombas lançadas por Israel.

Segundo a imprensa local, Siniora afirmou que o chefe da Força Interina da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Líbano (Finul), general Claudio Graziano, informou-o que Israel entregou os mapas a ele.

Com a entrega dos mapas --cuja autenticidade ainda tem que ser verificada, segundo Siniora-- Israel satisfaz uma exigência da Finul e do Líbano que remonta ao final da guerra entre os dois países, entre 12 de julho e 14 de agosto de 2006.

Os mapas "deveriam ter sido entregues ao término da guerra de 2006 em conformidade com a resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU", ressaltou o primeiro-ministro libanês.

O tenente-coronel Diego Fulco, um dos porta-vozes da Finul, declarou que as forças internacionais começaram a verificar nesta quarta-feira a informação contida nos mapas, mas alertou que não sabe quanto tempo isso levará.

Fulco explicou que os mapas "ajudarão a prevenir acidentes" contra a população civil e o pessoal que se dedica a retirar as bombas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página