Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2003 - 09h27

Iraque pode retomar exportações de petróleo em junho

da France Presse, em Bagdá (Iraque)
da Folha de S. Paulo

O Iraque vai retomar em junho sua produção de petróleo, de um milhão de barris por dia. Segundo o encarregado da gestão do Ministério do Petróleo, Thamir Ghadhbane, isso pode "abrir o caminho para a exportação" do produto.

"Esperamos que a capacidade de refinar petróleo no Iraque supere em junho meio milhão de barris e a produção petroleira chegue a um milhão de barris diários", afirmou Ghadhbane.

Antes da guerra, a produção de petróleo do Iraque era limitada pelos embargos comerciais impostos ao regime de Saddam Hussein. A ONU controlava as vendas externas de acordo com o programa Petróleo por Comida, que permitia a sua exportação apenas para a compra de alimentos e remédios.

Desde o fim da guerra, no entanto, a falta de uma autoridade iraquiana estabelecida e as dúvidas em relação ao futuro envolvimento da ONU no país nessa fase de pós-guerra congelaram o programa Petróleo por Comida.

Além de não poder exportar, o país viu sua produção de petróleo despencar depois da guerra, o que piorou sua situação econômica. Segundo Gerald Butt, editor da "Mees", revista especializada do setor, a produção da commodity caiu de uma média de 2,7 milhões de barris por dia para cerca 120 mil barris atualmente.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página