Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2009 - 13h40

Chipre confirma primeiro caso de gripe suína; países anunciam novos números

Publicidade

da Folha Online

O ministro da saúde do Chipre afirmou neste sábado (30) que as autoridades da ilha confirmaram o primeiro caso de contaminação pelo vírus influenza A (H1N1).

A paciente é uma mulher de 39 anos, que voltou dos Estados Unidos no último dia 28.

De acordo com representantes do Ministério da Saúde local, a paciente deu entrada em um hospital logo que retornou dos EUA após ser informada de que um dos filhos da família que a recebeu nos Estados Unidos foi diagnosticado com a gripe.

"Confirmamos o primeiro caso da nova gripe no Chipre", disse Christos Patsalides, ministro da Saúde. "Seu estado é bastante satisfatório", afirmou, completando que o vírus não foi contraído na ilha e é um caso isolado.

Uma segunda pessoa, que pegou o mesmo voo da mulher diagnosticada e apresentou alguns sintomas está sendo monitorada, informaram as autoridades. "Outros passageiros do voo serão localizados e passarão por um tratamento preventivo", disse o ministro.

Outros casos

Neste sábado, autoridades da Grã-Bretanha afirmaram que foram diagnosticados 14 novos casos de gripe suína, chegando a 229 o total de casos britânicos.

De acordo com a Agência de Proteção da Saúde da Grã-Bretanha, 11 dos novos casos foram identificados na Inglaterra e os outros três, na Escócia.

As autoridades sanitárias da Guatemala também confirmaram neste sábado quatro novos casos de contaminação pelo vírus. Com o anúncio, sobe para 11 o número de pessoas contaminadas no país.

O ministro da Saúde na Guatemala, Celso Cerezo, afirmou durante uma entrevista coletiva que dois dos novos contagiados viajaram recentemente a Honduras, onde devem ter adquirido o vírus e outro paciente voltou recentemente dos Estados Unidos. O ministro diz acreditar que a quarta nova vítima tenha adquirido o vírus dentro do próprio país.

Os quatro novos contaminados, uma criança de 6 e outra de 11 anos, um jovem de 18 e uma mulher de 32, de acordo com o ministro, estão sob controle e sendo medicados com antivirais.

Os Estados Unidos ainda são o país com o maior número de casos confirmados, 7.927, com 11 mortes. O México permanece como epicentro da doença por ter 4.910 casos e 85 mortes confirmados. Em terceiro lugar está o Canadá, com 1.118 casos e duas mortes registradas.

com Reuters, Associated Press e Efe

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página