Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2003 - 12h53

Erro do piloto teria provocado queda de avião na Turquia

da Folha Online

Um erro do piloto seria a causa da queda de um avião ucraniano no nordeste da Turquia, que deixou hoje 75 mortos, incluindo 62 soldados espanhóis que voltavam de uma missão de paz no Afeganistão, afirmou uma autoridade da aviação civil turca.

"Apesar de ser cedo para conclusões, parece que se trata de um erro do piloto, já que o avião bateu contra uma montanha sem uma razão clara", disse a fonte, que pediu para não ser identificada.

A fonte afirmou ainda que o aeroporto de Trabzon, às margens do mar Negro, onde deveria aterrissar o avião proveniente do Afeganistão a fim de recarregar combustível, conta com todos os dispositivos necessários.

Segundo a agência de notícias Anatolia, outras autoridades da aviação civil turca disseram que os pilotos do avião YAK-42 haviam fracassado em uma primeira tentativa de aterrissar no aeroporto de Trabzon.

O acidente faz parte de uma série acidente protagonizados por aviões ucranianos nos últimos meses.

No início de maio, na República Democrática do Congo, a abertura de uma porta em pleno vôo de um Iliuchin Il-76, pilotado por ucranianos e que transportava policiais congoleses, causou a morte de uma centena de pessoas.

Em dezembro do ano passado, a queda de um Antonov An-140 no Irã provocou a morte de 44 pessoas, em sua maioria ucranianos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre acidentes aéreos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página