Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2003 - 17h33

Sobe para 98 número de feridos em terremoto no Japão

da Folha Online

Um terremoto de sete graus na escala Richter deixou 98 feridos hoje no nordeste do Japão, causando incêndios isolados e alguns danos materiais, disse a Agência Meteorológica do Japão.

O terremoto foi registrado às 18h24 (6h24 em Brasília) e pôde ser sentido em Tóquio, a mais de 300 km do epicentro do tremor.

Segundo autoridades locais, 98 pessoas ficaram feridas pelos incêndios, desmoronamentos e deslizamentos de pedras nas cidades de Iwate, Miyagi e Akita.

Entre os feridos de Iwate estão estudantes de uma escola atingida por um deslizamento de terra ocorrido após o tremor.

O epicentro do tremor foi localizado no oceano Pacífico a 20 km da costa de Miyagi e a 71 km de profundidade, segundo a agência meteorológica japonesa.

O observatório de ciências da terra de Estrasburgo (leste da França) estimou a magnitude do tremor em sete graus na escala Richter.

"O impacto teria sido muito mais grave se o epicentro não tivesse sido tão profundo", afirmou Noritake Nishibe, responsável da agência meteorológica, destacando que este foi o terremoto mais forte desde março de 2002, quando outro tremor alcançou 7,2 graus. Naquela ocasião o epicentro também foi localizado no mar, entre Taiwan e a ponta sul do canal de Okinawa.

"Pensamos que o terremoto ocorreu após o deslocamento para baixo da placa do Pacífico", declarou Nishibe.

Novo tremor

O reator nuclear de Onagawa, perto do epicentro, parou de funcionar automaticamente sem provocar danos, enquanto outras centrais da região operam normalmente. Cerca de quatro horas após o terremoto, foi sentido um tremor na região, de 4,9 graus na escala Richter.

O governo japonês instalou uma equipe de emergência para lidar com as consequências do terremoto, que não parecem ser muito graves.

O tremor foi sentido no centro de Tóquio, onde os arranha-céus balançaram durante mais de um minuto.

O primeiro-ministro norueguês, Kjell Magne Bondevik, que está de visita no Japão, foi retirado do hotel em que estava hospedado quando o terremoto atingiu com força o edifício, de acordo com a imprensa norueguesa.

O Japão foi o cenário de vários tremores de terra. Em 1995, em um terremoto que atingiu 7,2 graus na escala Richter, morreram 6.400 pessoas, enquanto outras 40 mil ficaram feridas. O terremoto destruiu 248 mil edifícios em Kobe (sul).

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre terremotos
  • Entenda a escala Richter

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página