Mundo
04/06/2009 - 20h40

Após discurso de Obama, vândalos picham mesquita na Califórnia

Publicidade

da Associated Press, em Cypress (Califórnia)

Uma hora após o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discursar no Egito, o muro de uma mesquita foi pichado com palavras de ameaça na cidade de Cypress, no sul da Califórnia (Estados Unidos), nesta quinta-feira.

Leia a repercussão do discurso
Europa quer impulsionar diálogo

Por volta das 16h locais, um policial avistou as pichações com os dizeres "vamos matá-los" e "o Exército dos EUA irá matá-los" marcadas na parede do Centro Islâmico de Cypress. A tinta ainda estava molhada.

Segundo a polícia, nenhum suspeito foi visto no local e o incidente não foi registrado pelas câmeras do circuito interno da mesquita.

A pichação foi removida. No final da tarde, funcionários da mesquita pintaram o muro com tinta branca.

Discurso

Em seu discurso, Obama cobrou publicamente a extinção das colônias nos territórios palestinos ocupados --que chamou de "ilegítimos"-- e a aceitação da existência de um Estado palestino, ambas ideias que Israel rejeita. "Que não fiquem dúvidas: a situação do povo palestino é intolerável. Os EUA não vão dar as costas para a legítima aspiração palestina por dignidade, oportunidade e um Estado seu."

"Nós não podemos impor a paz. Mas, reservadamente, muitos muçulmanos reconhecem que Israel não irá embora e, da mesma forma, muitos israelenses reconhecem a necessidade de um Estado palestino. É hora de agir por aquilo que todos sabem que é verdadeiro."

O americano afirmou que irá cuidar pessoalmente, "com toda paciência que a tarefa exige", de que a solução com dois Estados seja alcançada. Nas últimas semanas, ele se encontrou, em Washington, tanto com o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, quanto com Mahmoud Abbas, o presidente da Autoridade Nacional Palestina.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca