Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2003 - 08h20

Explosão de carro-bomba deixa 2 mortos na Espanha

da Folha Online

A explosão de um carro-bomba deixou dois mortos e um ferido hoje em um vilarejo no norte da Espanha. As informações são do Ministério do Interior.

Os policiais Bonifacio Martín Hernando e Julián Envit Luna morreram na hora da explosão. Outro agente da polícia, Ramón Rodríguez Hernández, teve as duas pernas amputadas e encontra-se em estado bastante grave no hospital.

Os três policiais atingidos fazem parte da polícia federal e estavam na região para facilitar o processo de renovação do DNI (Documento Nacional de Identidade).

A explosão ocorreu por volta das 12h25 (7h25 em Brasília) em uma praça da cidade de Sanguesa, na Província de Navarra, cuja capital é Pamplona. O explosivo foi acionado depois que dois policiais já estavam dentro do veículo, um Citroën ZX, e no momento em que o terceiro agente entrava no carro.

O presidente do governo regional de Navarra, Miguel Sanz, declarou a um canal de TV espanhol que a bomba pode ter sido colocada debaixo do carro das vítimas.

Nenhum grupo ainda assumiu a responsabilidade do atentado.

Navarra faz fronteira com o País Basco e abriga muitos nacionalistas bascos.

A explosão ocorreu após as eleições municipais de domingo (25) na Espanha, as primeiras desde que Madri baniu o partido radical separatista Batasuna, sob alegação de que ele fazia parte do ETA (Pátria Basca e Liberdade, grupo armado que luta pela independência da região basca) .

O ETA integra a lista dos Estados Unidos e da União Européia de grupos considerados terroristas.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre a Espanha e o País Basco
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página