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30/05/2003
-
10h57
O vôo AF002 de um Concorde da Air France, que saiu hoje do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, marca a última decolagem da aeronave do aeroporto de Paris.
Entre os 58 passageiros que aterrissaram no aeroporto internacional de Nova York, John Fitzgerald Kennedy, estavam o ministro dos Transportes da França, Dominique Bussereau, o chefe de cozinha Alain Ducasse e o estilista François Girbaud.
Após a chegada, o Concorde foi escoltado através da pista por carros dos Bombeiros, que jogaram água sobre a aeronave para comemorar sua última aterrissagem em Nova York. O retorno a Paris acontece amanhã. A aterrissagem no aeroporto Roissy-Charles de Gaulle está prevista para as 17h45 (12h45 de Brasília), e marcará a última viagem desse tipo de aeronave em todo o mundo.
Entre os 58 passageiros que aterrissaram no aeroporto internacional de Nova York, John Fitzgerald Kennedy, estavam o ministro dos Transportes da França, Dominique Bussereau, o chefe de cozinha Alain Ducasse e o estilista François Girbaud.
Após o pouso, o Concorde foi escoltado através da pista por carros dos Bombeiros, que jogaram água sobre a aeronave para comemorar sua última aterrissagem em Nova York.
Crise
A Air France e a British Airways, as duas únicas empresas que trabalham com a aeronave, cujo primeiro vôo comercial aconteceu em janeiro de 1976, anunciaram em abril que retirariam de linha todas as aeronaves Concorde, pondo fim a esse tipo de vôo.
As razões alegadas foram os altos custos de manutenção, o excesso de consumo de combustível e a baixa procura por viagens no Concorde, cuja passagem Paris-Nova York, por exemplo, custa em média US$ 7.000.
Longas discussões entre a British Airways e a Airbus --fabricante do avião-- tinham chegado à conclusão de que seria necessário um intenso programa de manutenção para manter os serviços do avião supersônico.
Acidente
Em agosto de 2000, um Concorde da Air France caiu nos arredores de Paris, causando a morte de 113 pessoas. A aeronave passou por cima de uma tira de metal ao decolar, no aeroporto de Paris, o que fez o pneu estourar. Pedaços de borracha atingiram o tanque de combustível, que explodiu.
Em novembro de 2001, O Concorde voltou a voar comercialmente, 15 meses depois do acidente.
Inúmeros pequenos acidentes não relacionados foram registrados no período, incluindo uma falha de motor, quebra do nariz de um avião e queda de parte do leme de outro.
Os Concordes da British Airways têm certificado de vôo até 2009.
Especial
Saiba mais sobre o Concorde
Concorde da Air France faz último vôo Paris-Nova York hoje
da Folha OnlineO vôo AF002 de um Concorde da Air France, que saiu hoje do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, marca a última decolagem da aeronave do aeroporto de Paris.
Entre os 58 passageiros que aterrissaram no aeroporto internacional de Nova York, John Fitzgerald Kennedy, estavam o ministro dos Transportes da França, Dominique Bussereau, o chefe de cozinha Alain Ducasse e o estilista François Girbaud.
Após a chegada, o Concorde foi escoltado através da pista por carros dos Bombeiros, que jogaram água sobre a aeronave para comemorar sua última aterrissagem em Nova York. O retorno a Paris acontece amanhã. A aterrissagem no aeroporto Roissy-Charles de Gaulle está prevista para as 17h45 (12h45 de Brasília), e marcará a última viagem desse tipo de aeronave em todo o mundo.
Entre os 58 passageiros que aterrissaram no aeroporto internacional de Nova York, John Fitzgerald Kennedy, estavam o ministro dos Transportes da França, Dominique Bussereau, o chefe de cozinha Alain Ducasse e o estilista François Girbaud.
Após o pouso, o Concorde foi escoltado através da pista por carros dos Bombeiros, que jogaram água sobre a aeronave para comemorar sua última aterrissagem em Nova York.
Crise
A Air France e a British Airways, as duas únicas empresas que trabalham com a aeronave, cujo primeiro vôo comercial aconteceu em janeiro de 1976, anunciaram em abril que retirariam de linha todas as aeronaves Concorde, pondo fim a esse tipo de vôo.
As razões alegadas foram os altos custos de manutenção, o excesso de consumo de combustível e a baixa procura por viagens no Concorde, cuja passagem Paris-Nova York, por exemplo, custa em média US$ 7.000.
Longas discussões entre a British Airways e a Airbus --fabricante do avião-- tinham chegado à conclusão de que seria necessário um intenso programa de manutenção para manter os serviços do avião supersônico.
Acidente
Em agosto de 2000, um Concorde da Air France caiu nos arredores de Paris, causando a morte de 113 pessoas. A aeronave passou por cima de uma tira de metal ao decolar, no aeroporto de Paris, o que fez o pneu estourar. Pedaços de borracha atingiram o tanque de combustível, que explodiu.
Em novembro de 2001, O Concorde voltou a voar comercialmente, 15 meses depois do acidente.
Inúmeros pequenos acidentes não relacionados foram registrados no período, incluindo uma falha de motor, quebra do nariz de um avião e queda de parte do leme de outro.
Os Concordes da British Airways têm certificado de vôo até 2009.
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