Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2009 - 10h49

Espero que meu irmão faça o melhor, diz filho de Kim Jong-il à TV

Publicidade

da Folha Online

Um homem identificado como Kim Jong-nam, o filho mais velho do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-il, disse em entrevista veiculada pela TV Asahi, de Macau, que "deve ser verdade" a notícia de que o seu irmão caçula, Kim Jong-un, foi escolhido para suceder o pai no comando do regime comunista. "Eu soube pela mídia, acho que é verdade."

"Meu pai ama muito meu irmão. Eu espero que ele possa fazer o melhor pelo povo da Coreia do Norte, para que tenham felicidade e uma vida melhor", disse Jong-un, cujas idas às mesas de jogos de Macau são acompanhadas sempre pela TV do Japão.

05.br.09/Reuters
Kim Jong-il durante visita --não datada-- a teatro que reabria após obra em Pyongyang
Kim Jong-il durante visita --não datada-- a teatro que reabria após obra em Pyongyang

Pelo que se sabe, o ditador Kim, 67, tem três filhos de duas mães diferentes. Em agosto de 2008, rumores a respeito de um suposto derrame levaram à tona as especulações quanto à sucessão de Kim. Na semana passada, foi confirmada a indicação do filho caçula dele, Kim Jong-un, 26, como seu sucessor.

Há pouquíssimas informações sobre o filho caçula de Kim. O que se sabe é que ele estudou em um colégio interno suíço, sob um pseudônimo, até 1998 e que tem aproximadamente 25 anos. O ex-assessor dos Estados Unidos para a Ásia, Dennis Wilder, disse recentemente ao jornal "Financial Times", que a foto mais recente de Jong-un foi tirada quando ele era criança.

O filho mais velho foi considerado, durante algum tempo, como favorito para suceder o pai. No entanto, ele perdeu prestígio devido ao seu estilo de vida ligado à jogatina e por ter sido preso ao tentar entrar com um passaporte falso na Disneylândia de Tóquio, em 2001. Kim Jong-chol, o filho do meio, é sabidamente preterido na disputa.

Os rumores sobre a transferência de poder na Coreia do Norte acontecem em meio a uma crise entre o país e as potências ocidentais, devido a um recente anúncio de teste nuclear.

Comentários dos leitores
eduardo de souza (628) 11/09/2009 18h17
eduardo de souza (628) 11/09/2009 18h17
Opa! Opa! Esse espaço do fórum é para falar sobre a Coréia do Norte, gripe suína esta em outro lugar.
Esse pessoal do "escritório" se infiltra em tudo mesmo... O USA, (não confundir com o verbo usar) não pode dar conta de ataques simultaneos, he, he, estão mostrando fraqueza, e quando o inimigo se encolhe, é a hora de ir para cima. Tentar dominar simultaneamente vários países é a desgraça de todos os guerreadores. Enchem-se de autoconfiança e cometem o erro fatal, não conseguem permanecer nas bases hospedeiras. O mesmo sentimento que levanta, derruba também, por ser ele, esse sentimento egoísta, falso e contrário ao que deseja o espécie humano. Tentar dominar as pessoas e suas culturas nunca será bom, para ninguém, como tudo na vida tem dois aprendizado, espero que não seja pela dor que irão aprender os filhos do tio sam.
1 opinião
avalie fechar
joao martins (76) 11/09/2009 17h44
joao martins (76) 11/09/2009 17h44
Bom, provavelmente, os americanos vão dizer ao coreanos que os estados unidos vão DESTRUIR todas armas nucleares americanas e que os coreanos e outros paises do mundo, façam a mesma coisa, deve ser isso né? COERÊNCIA. 1 opinião
avalie fechar
J. R. (1256) 05/08/2009 22h54
J. R. (1256) 05/08/2009 22h54
A libertação das duas jornalistas iankee-coreanas pelo ditador norte-coreano deve ser entendido como um ato de boa vontade desse país castigado e isolado. Por aqui com meus "borbotões" penso que os Estados Unidos são um país rachado: por um lado democratas sulistas e por outro republicanos sionistas. A luta entre norte e sul continua, embora democraticamente podemos constatar uma alternância de poder entre as duas facções. A republicana é a mais reacionária, pois representa os interesses do conglomerado armamentista e de wall street. 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (20)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página