Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2003 - 20h04

Manifestação contra presidente Toledo reúne 20 mil peruanos

da Folha Online

Pelo menos 20 mil trabalhadores peruanos foram hoje à velha região colonial da capital Lima para protestar contra o presidente Alejandro Toledo, na maior manifestação de desafio desde a promulgação do estado de emergência no Peru, há uma semana.

Reuters - 6.jun.2001
Alejandro Toledo, presidente do Peru

"Nós colocamos você [na presidência] com marchas! Vamos te remover com marchas!", gritavam os manifestantes, referindo-se a Toledo, o ex-engraxate que ganhou fama em 2000 ao liderar marchas contra o regime do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000).

Levando cartazes e bandeiras vermelhos com imagens de Karl Marx (1818-1883) and Ernesto "Che" Guevara (1928-1967), os manifestantes gritavam: "Ele vai cair, ele vai cair, o mentiroso vai cair".

Reivindicações

Centenas de policiais da patrulha antichoque observavam os trabalhadores, que marcharam, pedindo melhores pagamentos e condições de trabalho, por 18 quarteirões, da praça Dois de Maio ao Congresso. Não havia sinais de tropas militares.

Na semana passada, Toledo colocou o Exército nas ruas para reprimir greves que ameaçavam a economia do país.

A polícia jogou gás lacrimogêneo nos manifestantes em várias cidades, incluindo a segunda maior do país, Arequipa, onde uma greve regional paralisou quase todo o transporte público e fechou escolas e universidades. No total, os manifestantes tomaram as ruas de ao menos 20 cidades.

Muitos peruanos reclamam que Toledo, cujo índice de aprovação é de cerca de 15%, fracassou em cumprir promessas de campanha de empregos e prosperidade, e dizem que ele não ouve os pobres, maioria da população peruana de 27 milhões de habitantes.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Peru
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página