Duas Coreias fazem primeiro encontro desde teste nuclear
colaboração para a Folha Online
Membros do governo sul-coreano viajaram nesta quinta-feira (noite quarta-feira em Brasília) para a Coreia do Norte para participar de negociações sobre o destino de um complexo industrial conjunto do lado norte da fronteira entre os dois países. É a primeira reunião com autoridades dos dois países desde que a Coreia do norte elevou as tensões na península ao realizar um teste nuclear no mês passado.
O parque industrial de Kaesong, em construção desde 2005 e situado a cerca de 60 km ao norte de Seul, é composto por pequenas e médias empresas sul-coreanas e emprega 39 mil trabalhadores norte-coreanos. O local é visto como um símbolo de reconciliação entre as duas Coreias.
No mês passado, a Coreia do Norte havia anunciado a anulação de todos os seus contratados com as companhias do país vizinho.
Os sul-coreanos esperam incluir entre os temas da discussão a libertação de um dos seus cidadãos que está detido no complexo desde o final de março por supostamente denunciar o sistema político do regime comunista. A Coreia do Norte rejeitou repetidos pedidos de Seul para libertá-lo, e detalhes de sua situação legal são imprecisos.
A reunião no complexo industrial é apenas a segunda reunião de funcionários civis de ambos os lados em mais de um ano, um reflexo das relações profundamente desgastadas e da desconfiança entre as duas nações divididas.
As relações entre as duas Coreias pioraram quando um governo conservador pró-EUA tomou posse em Seul, no ano passado, defendendo uma política mais dura em relação à Coreia do Norte.
Eles se desgastaram mais ainda quando a Coreia do Norte realizou o seu segundo teste nuclear em 25 de maio passado. O conselho de Segurança da ONU condenou o teste e estuda uma resolução com sanções a Pyongyang.
O encontro desta quinta-feira foi proposto pela Coreia do Norte na última sexta-feira, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Com Associated Press
Leia mais notícias sobre a Coreia do Norte
- Leia principais pontos da proposta de resolução da ONU contra Coreia do Norte
- Resolução é resposta "firme" à Coreia do Norte, diz embaixadora americana
- Rússia diz acreditar que Coreia do Norte prepare novo lançamento
Outras notícias internacionais
- Obama diz estar "chocado" com tiroteio no museu do Holocausto
- Parlamento de Montenegro reelege premiê para sexto mandato
- Desemprego e inflação são desafios à reeleição de presidente iraniano
Especial



Esse pessoal do "escritório" se infiltra em tudo mesmo... O USA, (não confundir com o verbo usar) não pode dar conta de ataques simultaneos, he, he, estão mostrando fraqueza, e quando o inimigo se encolhe, é a hora de ir para cima. Tentar dominar simultaneamente vários países é a desgraça de todos os guerreadores. Enchem-se de autoconfiança e cometem o erro fatal, não conseguem permanecer nas bases hospedeiras. O mesmo sentimento que levanta, derruba também, por ser ele, esse sentimento egoísta, falso e contrário ao que deseja o espécie humano. Tentar dominar as pessoas e suas culturas nunca será bom, para ninguém, como tudo na vida tem dois aprendizado, espero que não seja pela dor que irão aprender os filhos do tio sam.
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar