Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2009 - 15h44

Indígenas bloqueiam estrada e porto no Peru em protesto contra decretos

Publicidade

da Efe, em Lima

Centenas de indígenas bloquearam nesta quinta-feira uma estrada e um porto fluvial na floresta do Peru como parte de uma greve nacional convocada para exigir a revogação definitiva dos decretos conhecidos como "leis da selva" e em protesto contra a repressão policial registrada na semana passada.

Vários grupos de índios começaram uma mobilização pacífica em uma parte da estrada na cidade de Yurimaguas, na região de Loreto, disse à Agência Efe um porta-voz policial.

Segundo o jornal "La República", cerca de dois mil agentes da polícia especializada circulavam as cidades localizadas na região tomada pelos indígenas.

Além disso, o porto fluvial de La Ramada, em Yurimaguas, estava paralisado, informou a CPN Radio.

As comunidades indígenas da Amazônia peruana fazem um longo protesto desde 9 de abril. Na última sexta-feira (5), houve confrontos entre policiais e manifestantes que deixaram pelo menos 33 mortos dos dois lados.

Os agentes também foram feitos reféns em uma estação petrolífera na cidade de Bagua, ao norte do país.

Após os violentos incidentes, o Congresso peruano decidiu nesta quarta-feira suspender por 90 dias, mas não revogar, dois dos decretos que irritaram os indígenas.

A Confederação Geral de Trabalhadores do Peru (CGTP) e outras organizações civis e sindicais preveem realizar nesta quinta-feira uma passeata em Lima em solidariedade às vítimas do confronto em Bagua.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página