Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2003 - 16h41

Croácia recebe papa com entusiasmo em sua centésima viagem

da France Presse, em Rijeka (Croácia)

A Croácia recebeu hoje com entusiasmo o papa João Paulo 2º, que durante o discurso inicial de sua visita de cinco dias ao país concordou com o presidente croata, Stipe Mesic, ao destacar a importância dos valores comuns de paz, justiça e progresso da ''grande família de povos da Europa''.

Reuters - 30.jul.2002
João Paulo 2º, 83, no Vaticano

O presidente do país, o primeiro-ministro Ivica Racan, o arcebispo de Zagreb, Josip Bozanic, e todos os bispos croatas receberam o papa no aeroporto de Rijeka, ilha de Krk (nordeste do Adriático), na centésima viagem internacional de seu pontificado.

Depois do presidente croata pedir o apoio de João Paulo 2º à candidatura da Croácia para ingressar na União Européia, o papa respondeu que espera que este projeto tenha ''um resultado favorável''.

Pela primeira vez o papa subiu a bordo de um catamarã (tipo de embarcação), o ''Judita'', no qual chegou ao porto de Rijeka, onde era aguardado por milhares de peregrinos e curiosos.

João Paulo 2º ficará por cinco dias nesta cidade portuária, de 160 mil habitantes.

A cidade, adornada com as cores vermelho e azul da Croácia, branco e amarelo do Vaticano, estava eufórica hoje.

Ao receber João Paulo 2º, o prefeito da cidade, Vojko Obersnel, destacou o espírito ecumênico de Rijeka.

Beatificação

Um total de 88% dos 4,4 milhões de habitantes da Croácia se declaram católicos. Nos próximos dias, quase 500 mil peregrinos devem chegar à Rijeka para participar das diversas cerimônias e das três missas públicas do papa.

O principal momento da visita acontecerá na cidade velha de Dubrovnik, na costa Adriática, sul do país, onde o papa presidirá a cerimônia de beatificação da religiosa Marija Petkovic, que nasceu perto da localidade, na ilha de Korcula.

Marija Petkovic fundou uma congregação que cuida de crianças doentes e órfãs, que constituem um símbolo do tema escolhido pelos bispos croatas para esta visita: ''A família, um caminho para a Igreja e para o povo''.

Esta é a terceira visita do papa à Croácia, que João Paulo 2º considera ''um país de corajosas testemunhas do Evangelho'' desde que a antiga república iugoslava conquistou sua independência em 1991, depois de uma guerra de cinco anos.

Por outro lado, a viagem do papa também será marcada pelo ecumenismo, especialmente em sua visita de 7 de junho às cidades de Osijek e Zadar, leste do país.

Nesta região, próxima à Sérvia, o papa se reunirá com autoridades da Igreja ortodoxa sérvia. A região ainda guarda marcas da guerra sérvio-croata que atingiu o país entre 1991 e 1995.

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página