Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2009 - 06h11

Tensão explode em Teerã com resultado das eleições

Publicidade

da Efe, em Teerã

Centenas de voluntários da milícia islâmica Basij tomaram neste sábado os arredores do Ministério do Interior do Irã e da sede do candidato opositor Mir Hussein Moussavi, onde a tensão cresceu nas últimas horas.

Dezenas de policiais desembarcaram na praça Fatemi, no centro-leste de Teerã, onde foram registrados pequenos choques entre as forças de segurança e alguns grupos de partidários de Moussavi.

A polêmica começou na capital do Irã depois de o Ministério do Interior anunciar uma tranquila e surpreendente vitória do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, com mais de 67% dos votos.

Logo após o fechamento dos colégios eleitorais, Moussavi afirmou que havia vencido o pleito, e denunciou diversas irregularidades em favor do líder ultraconservador.

"A atitude deste governo foi muito ruim, porque não soube aceitar o comportamento do povo, que queria uma mudança. Tenho certeza de que a pessoa que venceu estas eleições fui eu. E com uma grande diferença de votos sobre o segundo candidato", afirmou.

Moussavi quis agradecer o apoio do povo iraniano, que em sua opinião "entendeu a situação do país".

"Muitas pessoas saíram às ruas para votar, e isso significa que entenderam a situação que o país atravessa. O que aconteceu hoje foi incrível", afirmou.

No entanto, poucos minutos depois a agência estatal Irna se antecipava à Comissão Eleitoral Nacional e assegurava que o presidente tinha vencido o pleito com mais de 60% dos votos.

Esse índice foi mantido de forma quase inalterada pelo Ministério do Interior desde que começou a divulgar os resultados parciais.

Às 11h locais (2h30 de Brasília), com 94% das urnas apuradas, Ahmadinejad tinha conquistado 64,78% dos votos, o dobro de seu principal rival.

Ainda na noite de sexta-feira, após o anúncio de Moussavi, forças de segurança e soldados antidistúrbios expulsaram com violência centenas de pessoas que se concentravam nas proximidades da sede de campanha do candidato, disseram testemunhas.

No começo da manhã, novos enfrentamentos entre a polícia e seguidores de Moussavi se repetiram em alguns pontos de Teerã.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página