Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2009 - 14h37

Hillary espera que resultado das eleições no Irã reflita desejo da população

Publicidade

colaboração para a Folha Online

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou neste sábado que os Estados Unidos monitoraram as eleições presidenciais do Irã e que espera que o resultado reflita o desejo do povo iraniano.

Sem se referir às irregularidades relatadas pela oposição, ela disse, em rápida viagem ao Canadá, que, como o resto do mundo, os EUA estavam assistindo para ver o que o povo iraniano iria decidir.

Apesar das esperanças americanas de uma mudança na liderança do país, o presidente Mahmoud Ahmadinejad foi reeleito para um segundo mandato com 62,6% dos votos em uma eleição que seu principal rival, o ex-primeiro-ministro Mir Hossein Mousavi, chamou de "piada perigosa".

Após a divulgação dos resultados, partidários de Mousavi saíram às ruas. Vários confrontos com a polícia foram registrados em Teerã, enquanto o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, pediu à população que respeitasse a vitória de Ahmadinejad.

"Acompanhamos de perto o entusiasmo, o debate e o diálogo vigorosos que ocorreram nas eleições iranianas", disse Hillary em entrevista coletiva ao lado do ministro de Relações Exteriores canadense, Lawrence Cannon.

"O Canadá está profundamente preocupado com as informações sobre irregularidades na eleição iraniana", disse Cannon.

A vitória de Ahmadinejad pode complicar os esforços do presidente dos EUA, Barack Obama, de abrir um diálogo com Teerã e irá desapontar as grandes potências que tentar convencer o país a interromper seu programa nuclear, que o Ocidente suspeita ter a finalidade de construir bombas.

Com France Presse e Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página