Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2009 - 13h15

Americanos começam a desocupar base estratégica na Ásia Central

Publicidade

da Efe, em Moscou

Tropas americanas começaram a desocupar a base aérea de Manas (Quirguistão), crucial para a operação aliada no Afeganistão. "Começamos a enviar algumas tropas para casa. A saída total deve terminar antes de 18 de agosto", disse Kristopher Bens, o comandante da base. A data é o prazo limite imposto pelas autoridades locais.

Citado pela agência de notícias russa Interfax, o militar apontou que 189 mil soldados de 20 países estiveram em Manas só em 2008, antes de viajarem ao Afeganistão.

Igor Kovalenko/AP
Militares americanos abrem o portão da base aérea de Manas, que deverão deixar em breve
Militares americanos abrem o portão da base aérea de Manas, que deverão deixar em breve

Bens explicou que todas as instalações e a infraestrutura existente na base serão cedidas ao aeroporto internacional da capital Biskek. Manas esteve à disposição da coalizão aliada desde 2001. Esta é a última base dos Estados Unidos na Ásia Central.

Mesmo com a decisão de fechar a base, o presidente Barack Obama enviou na semana passada uma carta ao colega quirguiz, Kurmanbek Bakiev, agradecendo pela contribuição à estabilidade do Afeganistão. Mas o ministro de Assuntos Exteriores local, Kadirbek Sarbayev, garantiu que a decisão, tomada em 20 de fevereiro passado, é "irreversível".

Em abril passado, o presidente do Quirguistão promulgou outra lei que revogava os acordos assinados com países que têm tropas destacadas na base, incluindo Espanha, França, Itália, Holanda e Austrália. Além de um contingente de mil soldados americanos e aliados, Manas recebe diversos aviões cisterna e de transporte militar, vitais para as tropas no Afeganistão.

Após o anunciado fechamento da base, que fica a poucos quilômetros de Biskek, o governo americano teve de pedir permissão a Rússia, Cazaquistão, Uzbequistão e Tadjiquistão para ter um corredor através de seus territórios, a fim de abastecer as forças no Afeganistão.

Comentários dos leitores
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
Obrigado pela dica! Um bom documentario sobre o poder dos bancos. sem opinião
avalie fechar
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Para J.R.:
Interessante seu conhecimento de política internacional, mas falta um esclarescimento:
Assista ao documentário de Charlie Sheen "a verdade liberta voce" no youtube. Vai gostar de ligar os pontinhos...
sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Bom, vamos esperar que parte desses BILHÕES sejam destinados à retirada de tropas dos países que eles invadiram. E esperar que este valor não seja atrelado à dívida externa dos mesmos... 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1744)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página