Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2000 - 14h45

Confira a biografia de Augusto Pinochet

Publicidade

da France Presse
em Santiago (Chile)

Augusto Pinochet Ugarte nasceu no porto de Valparaíso, 100 km a oeste de Santiago, em 25 de novembro de 1915 e não pôde concluir seus estudos no Seminário San Rafael, de onde foi expulso por sua indisciplina.

Seu pai, o fiscal de alfândega Augusto Pinochet Vera, insistiu em sua formação católica e o inscreveu no Colégio dos Sagrados Corações, mas o estudante de 15 anos acabou sendo reprovado.

Depois desse primeiro fracasso postulou a Escola Militar, em Santiago, onde se formam os oficiais do exército, e foi rejeitado. Só conseguiu entrar na terceira tentativa em 1932.

Seis anos mais tarde era subtenente e conheceu a jovem Lucía Hiriart, com quem se casou em 1940 e teve três filhas e dois filhos.

Com o grau de capitão, Pinochet assumiu em 1947 o comando do campo de prisioneiros de Pisagua, para prender dirigentes do Partido Comunista proscrito pelo governo do presidente radical Gabriel González Videla (1946-1952).

Quando a 4 de setembro de 1970, o médico socialista Salvador Allende foi eleito presidente, Pinochet já era general, sob as ordens do comandante-em-chefe general René Schneider, que morreu após um atentado, numa fracassada tentativa de golpe militar.

Seu sucessor no comando do exército, general Carlos Prats, renunciou em 23 de agosto de 1973 e recomendou ao presidente Allende que nomeasse Pinochet.

Designado chefe do exército, Pinochet chefiou três semanas depois o golpe que culminou com o suicídio de Allende em meio ao bombardeio ao palácio de La Moneda, em 11 de setembro de 1973.

Como presidente da Junta Militar, Pinochet fechou o Parlamento, proscreveu os partidos políticos e a Central Unitária de Trabalhadores (CUT), instaurou a censura de imprensa e ordenou a detenção de dirigentes esquerdistas, centenas dos quais foram fuzilados nos primeiros meses da ditadura que se prolongou por quase 17 anos.


Leia mais sobre o caso Pinochet na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página