Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2009 - 07h39

Iraque pede à Venezuela que reabra embaixada em Bagdá

Publicidade

da Efe, em Bagdá

As autoridades iraquianas pediram nesta segunda-feira ao governo venezuelano para reabrir a embaixada do país em Bagdá, que permanece fechada desde a invasão americana do Iraque, em março de 2003.

De acordo com um comunicado oficial, o vice-ministro de Relações Exteriores iraquiano, Abid Abawi, que se reuniu com os diplomatas venezuelanos Roland Betancourt e Jonathan Velasco, também solicitou à Venezuela que reforce seus investimentos no país.

"A parte iraquiana disse à delegação venezuelana que o governo iraquiano oferecerá tudo o que estiver em suas mãos para que a missão venezuelana possa realizar a missão em Bagdá", assegura a nota.

Eles também debateram a possibilidade de aumentar a cooperação em vários setores, especialmente no industrial, assim como nos investimentos e na reconstrução do Iraque.

Em agosto de 2000, Hugo Chávez viajou ao Iraque, tornando-se o primeiro chefe de Estado eleito democraticamente a visitar o país desde o embargo imposto pela comunidade internacional ao regime de Saddam Hussein em resposta pela invasão do Kuait dez anos antes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página