Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2009 - 08h33

Fatah e Hamas entregam ao Egito lista de presos políticos para libertação

Publicidade

da Efe, em Gaza

O movimento palestino islamita radical Hamas e o nacionalista Fatah entregaram ao Egito listas de presos políticos palestinos detidos na faixa de Gaza e na Cisjordânia. Os dois grupos políticos querem "arquivar a questão dos presos políticos", disse nesta quarta-feira em comunicado Ibrahim Abu al-Naya, membro do alto escalão do Fatah.

Naya afirmou ainda que os líderes dos dois movimentos continuarão trabalhando nas listas até que os detidos sejam libertados.

O representante do Fatah visitou familiares de membros de seu movimento presos em prisões do Hamas e ressaltou que ambos os grupos fecharam acordos para "rejeitar e condenar as detenções políticas na faixa de Gaza e na Cisjordânia, além de frear todas as campanhas de incitação ao ódio contra o outro".

O Hamas tomou o controle da faixa de Gaza após derrubar a força o Fatah, em junho de 2007. O grupo, liderado pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, governa a Cisjordânia.

Delegações dos dois principais grupos políticos palestinos se reuniram no domingo passado (14) em Ramallah e Gaza nos primeiros encontros sem mediadores que tiveram nos últimos dois anos.

Junto com outras facções palestinas, Hamas e Fatah iniciaram neste ano um diálogo de reconciliação impulsionado pelo Egito que tem como objetivo a formação de um governo de união nacional e a organização de eleições palestinas em 2010.

Segundo Naya, as reuniões entre os dois grupos continuarão, mas disse que elas "não são uma alternativa ao diálogo do Cairo", no qual as partes se comprometeram com a mediação egípcia a chegar a um acordo final antes do próximo dia 7.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página