Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2009 - 14h23

Síria diz que em Israel não há ninguém disposto a negociar a paz

Publicidade

da Efe, em Ierevan

O presidente da Síria, Bashar al Assad, afirmou nesta quarta-feira que no governo de Israel não há ninguém disposto a negociar a paz no Oriente Médio.

"Hoje, não há nenhum interlocutor israelense disposto a se sentar à mesa de negociações. A curto prazo, não há sinais de que aparecerá alguém. Mas isto não significa que a Síria suspenderá o processo de paz", disse Assad numa entrevista coletiva em Ierevan, a capital da Armênia.

Segundo o presidente sírio, a solução para o conflito na região depende de Israel negociar. Mas Assad acrescentou que a Síria "não ignora o problema palestino" e que a grave situação em Gaza complica todo o processo.

Há poucos dias, o governo sírio criticou o discurso do primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, realizado no último domingo (14). Na ocasião, ele disse que Israel só aceitará um Estado palestino "desmilitarizado" e que reconheça Jerusalém como capital indivisível do país.

Segundo uma fonte oficial síria citada pela agência estatal Sana, estas e outras condições anunciadas por Netanyahu são "uma rejeição clara" aos elementos que poderiam levar à paz ao Oriente Médio.

A fonte síria disse ainda que as condições impostas por Netanyahu refletem "atitudes racistas", esvaziam a paz de conteúdo e privam os palestinos de direitos, como o retorno dos refugiados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página