Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2003 - 15h39

Peru pede apoio da Colômbia para resolver sequestro coletivo

da France Presse, em Bogotá

O ministro peruano da Defesa, Aurelio Loret de Mola, pediu a assessoria do governo de Bogotá para resolver o sequestro de 60 pessoas em um acampamento da empresa argentina Techint(no sul do Peru), disse hoje a sua colega colombiana, Martha Lucía Ramírez.

''O ministro peruano da Defesa me contatou ontem assim que ocorreu o sequestro. Ele comentou sobre o fato, que é muito lamentável, e me pediu alguns comentários sobre nossa experiência com sequestros em massa'', disse a ministra durante uma entrevista sobre a diminuição dos sequestros na Colômbia.

Loret de Mola ''disse-me o que estão fazendo, neste momento, em matéria de operações e sugeri que era muito importante também a ajuda dos Estados Unidos neste assunto'', disse a ministra da Defesa.

Ela afirmou que não se registrava um sequestro desta magnitude no Peru há muitos anos, ''o que preocupa muito as autoridades peruanas, mas elas sabem que têm toda a solidariedade da nossa parte, e tudo o que governo da Colômbia possa fazer para ajudá-los, obviamente fará'', afirmou Martha.

Mesmo assim, a ministra descartou o envio de tropas ou forças especiais colombianas ao Peru para colaborar com o resgate dos reféns.

Segundo ela, o sequestro no Peru ''reafirma a necessidade de um trabalho conjunto dos governos de toda essa região, porque é claro que esse desenvolvimento de atividades de grupos à margem da lei, de grupos insurgentes, unidos com atividade de narcotráfico, constituem um risco muito grande para nossas nações''.

O sequestro ocorreu na madrugada de ontem no acampamento Tocate, em uma zona montanhosa e de selva da Província de La Mar, no Departamento de Ayacucho, a cerca de 600 km ao sudeste de Lima.

Segundo a embaixada de Bogotá em Lima e familiares, entre os sequestrados estão seis colombianos. Além disso, a imprensa de Lima indicou também que dois argentinos e um chileno estão no grupo de estrangeiros sequestrados.

Especial
  • Leia mais sobre o Peru
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página