Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2009 - 06h11

Polícia iraniana adverte à oposição que atuará "com decisão"

Publicidade

da Efe, em Teerã

O chefe da Polícia Iraniana, Ismail Ahmadi Moghadam, advertiu à oposição que as Forças de Segurança reprimirão "com decisão" qualquer tipo de protesto nas ruas.

Em carta enviada ao líder opositor Mir Hussein Moussavi, o comissário diz que as manifestações são ilegais.

"Uma vez anunciado o resultado das eleições, seus seguidores, em um ato ilegal, saíram às ruas e perturbaram a ordem pública e a segurança da sociedade", diz a carta, publicada pelo jornal reformista "Etemad Melli".

E acrescenta que "os bandidos estão atuando à sombra da atmosfera ilegal que o senhor criou. Mais de 400 policiais ficaram feridos".

O Irã é palco de protestos e violentos confrontos desde que há uma semana o Ministério do Interior concedeu ao atual presidente Mahmoud Ahmadinejad uma polêmica vitória por uma surpreendente maioria absoluta.

A situação foi especialmente tensa neste sábado, quando as Forças de Segurança e as milícias islâmicas Basij reprimiram com violência uma manifestação no centro de Teerã.

As consequências da repressão são desconhecidas com exatidão, porque as autoridades iranianas vetaram a presença da imprensa internacional nas ruas do país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página