Tribunal Internacional condena ex-dirigente de Ruanda por genocídio
colaboração para a Folha Online
O Tribunal Penal Internacional para Ruanda condenou nesta segunda-feira um ex-alto-dirigente ruandês a 30 anos de prisão por genocídio e incitação de genocídio. Callixte Kalimanzira, 54, era diretor de gabinete no Ministério do Interior durante o genocídio de 1994.
Segundo o resumo do julgamento, Kalimanzira não matou pessoalmente, mas incentivou os tutsis a se reunirem na colina de Kabuye "quando sabia que milhares deles seriam mortos".
"Em 23 de abril de 1994, Kalimanzira veio a Kabuye com soldados e policiais. Os refugiados tutsis tinham até então repelido os ataques com paus e pedras, mas não podiam resistir às balas", relatou o juiz Dennis Byron.
O massacre de Kabuye, que durou vários dias, foi "uma enorme tragédia humana", afirmou o juiz, ressaltando que Kalimanzira "tinha a intenção de destruir total ou parcialmente o grupo étnico tutsi como tal".
Kalimanzira foi preso em 2005 e se declarou inocente dos crimes. Sua condenação aumentou para 38 o número de julgamentos realizados pelo TPIR. Seis deles resultaram em absolvição.
Criado por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) em novembro de 1994, o TPIR tem como missão procurar e julgar os principais responsáveis pelo genocídio em Ruanda que deixou, segundo a ONU, cerca de 800 mil mortos entre a minoria tutsi e os hutus moderados.
O tribunal tem até o final do próximo ano para completar os julgamentos, e até 2010 para para analisar todos os recursos pendentes antes de encerrar os trabalhos.
Genocídio
O genocídio em Ruanda começou após o avião do presidente Juvenal Habyarimana ter sido derrubado em abril de 1994. Nos cem dias seguintes, cerca de 800 mil pessoas, a maioria integrantes da etnia tutsi, foram mortos por milícias da etnia hutu.
O genocídio terminou quando rebeldes tutsis assumiram controle do país. Cerca de dois milhões de hutus se refugiaram no vizinho Congo desde então.
Com France Presse e Reuters
Leia mais notícias sobre o genocídio em Ruanda
- Juiz canadense declara ruandense culpado por genocídio de 1994
- Exilados de Ruanda mantêm conflito étnico, 15 anos após genocídio
- Ruanda marca 15 anos de genocídio; veja vídeo
Outras notícias internacionais
- Somália declara estado de emergência por ofensiva islamita
- Guarda Revolucionária ameaça manifestantes e diz estar pronta para "limpar" o Irã
- Garotas de programa tinham livre acesso à casa de premiê italiano, diz jornal
Especial

