Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2009 - 13h09

Protestos no Irã são o "início da mudança", diz porta-voz da Casa Branca

Publicidade

colaboração para a Folha Online

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou nesta terça que os protestos contra os resultados eleitorais no Irã --que deram a vitória ao presidente Mahmoud Ahmadinejad por uma surpreendente margem-- demonstram que o país começa a mudar.

"Estou convencido de que estamos assistindo a um início de mudança no Irã", afirmou o porta-voz em entrevista à emissora NBC, ao ser indagado sobre as manifestações de partidários da oposição, que pedem a anulação do pleito.

"Acho que o mundo está olhando para eles. Acho que algo foi conseguido. Eles chamaram a atenção sobre o que está acontecendo no Irã", afirmou.

Gibbs, no entanto, insistiu que a Casa Branca não vai interferir na política interna do Irã, quando indagado se Barack Obama apoiará uma greve geral convocada pela oposição.

"Não vamos nos envolver apoiando ou deixando de apoiar ações específicas do Irã. Compete aos iranianos decidir qual será sua próxima dirigência. Acho que o presidente quer se assegurar de que isso não vire uma partida política de futebol que o regime utilize contra quem buscar justiça no Irã", concluiu.

Obama

Nesta segunda-feira, o presidente americano ressaltou que o país não deve se envolver no movimento pós-eleitoral no Irã.

Obama assegurou que a última coisa que desejaria é que os americanos fossem utilizados por "essas forças que buscam transformar lutas em uma discussão sobre os EUA".

"Agora, a melhor coisa que podemos fazer é mostrar ao mundo os incríveis protestos que vimos", disse Obama, que, no entanto, exigiu ao governo do Irã que "detenha toda a violência e as ações injustas contra seu próprio povo", afirmou.

Com France Press e Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página