Obama elogia luta e pede libertação de dissidentes cubanos
da Efe, em Washington
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aproveitou o prêmio concedido por uma organização privada a cinco dissidentes cubanos para destacar nesta quinta-feira o valor dos que mantêm na ilha a luta em defesa das liberdades.
Em comunicado, ele reiterou sua "sincera esperança" de que todos os presos por motivos políticos sejam libertados e que possam participar do "futuro democrático" de Cuba.
O comunicado de Obama se refere ao Prêmio pela Democracia concedido por uma organização privada americana que recebe fundos do Congresso e que tem entre seus objetivos promover a democracia no continente americano.
O prêmio deste ano foi dado a Jorge Luis García Pérez, José Daniel Ferrer García, Librado Linares, Ivan Hernández Carrillo, e Iris Tamara Pérez Aguilera. Todos são integrantes de movimentos pacíficos em favor da democracia em Cuba. Vários permanecem presos por sua dissidência política.
No comunicado, Obama festejou a atitude "destes homens e mulheres corajosos que se lançaram para lutar pelo direito do povo cubano de determinar livremente o futuro de seu país".
"Como acontece com muitos de seus compatriotas, quatro destes indivíduos foram injustamente presos por defender as liberdades fundamentais que nós desfrutamos nas Américas", disse o presidente.
Leia mais notícias sobre Barack Obama
- Criticado pela igreja, Obama vai encontrar o papa no Vaticano
- Obama enviou carta a líder supremo do Irã antes da eleição, diz jornal
- Piratas virtuais invadem rede universitária e exigem que Obama pare de falar sobre o Irã
Outras notícias internacionais
- Alemanha deve ratificar tratado sobre uso de bombas de fragmentação
- Enchentes deixam ao menos oito mortos na República Tcheca
- Roteiro de viagem na Europa lembra início da 2ª Guerra
Especial
livraria



Seus imbecís, a TERRA é mais forte que suas intenções. A única coisa que irá morrer somos nós, os humanos. Um dia desses iremos "isolá-los" e aí a conversa será na nossa lingua.
avalie fechar
Aqueles que já dominam ameaças como a energia nuclear irão abrir mão dela para que os outros não iniciem seus projetos? Não, então devem permanecer calados pois os grandes problemas e guerras partem das armas de destruição em massa que os ricos produzem. Chega de hipocrisia, já que é para destruir o planeta, que todos possam faze-lo sem oportunistas chantageando e blasfemando.
avalie fechar
Não conte para os gringos como é o Brasil se não eles vão todos querer vir morar aqui,vamos ter um problema de imigração ,primeiro vão invadir Valadares,Goiania, em seguida todo o Pais.
avalie fechar