Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2009 - 11h45

Saad Hariri é nomeado primeiro-ministro do Líbano

Publicidade

colaboração para a Folha Online

O líder da maioria parlamentar do Líbano, Saad Hariri, 39, foi nomeado primeiro-ministro neste sábado. O presidente do Líbano, Michel Suleiman, o encarregou oficialmente de formar um novo governo, após dois dias de consultas com os distintos grupos políticos.

O novo primeiro-ministro disse que iria procurar formar um governo homogêneo capaz de enfrentar as tantas mudanças políticas, econômicas e sociais do país. "Sabemos que o caminho para este objetivo não será fácil", avisou.

Saad Hariri se tornou líder do principal partido libanês, Corrente do Futuro, após a morte de seu pai e ex-primeiro-ministro Rafik Hariri (1992-98 e 2000-04), que morreu em um atentado a bomba em 2005. O novo primeiro-ministro obteve o apoio de 86 dos 128 deputados que compõem a câmara. Hariri vai substituir Fuad Siniora, também membro do partido Corrente do Futuro, que dirigiu o executivo entre 2005 e 2009.

Hariri recebeu apoio de alguns grupos opositores com a condição de que se comprometia a formar um executivo em que todas as forças políticas participassem. O governo anterior, composto de 30 membros, era integrado por 11 ministros da oposição que tinham direito a veto.

"Assim como nos comprometemos durante a campanha eleitoral de formar um governo homogêneo em que os principais grupos parlamentares sejam representados...nós vamos começar a consultar todos os grupos políticos", disse Hariri depois de ser nomeado por Suleiman.

Com Associated Press, Efe e Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página